APRESENTAÇÃO

O desenvolvimento técnico-científico, a par das diversas medidas de desenvolvimento social, determinou importantes alterações na vida das sociedades modernas, particularmente na cultura ocidental. A esperança média de vida aumentou e o curso das doenças modificou-se. De uma forma geral, vive-se mais tempo, mas não necessariamente melhor. As doenças de carácter agudo e infecioso deram lugar às doenças crónicas, frequentemente associadas a múltiplas comorbilidades. Nesta linha de pensamento, a Organização Mundial de Saúde apresenta os cuidados paliativos como uma estratégia prioritária no âmbito das políticas de saúde, recomendando uma abordagem sistematizada e programada. Esta pós-graduação surge no alinhamento das recomendações propostas e, ainda, das recomendações da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, criada em Novembro de 2014 que, no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o biénio 2017-2018, sustenta a necessidade de se desenvolverem no país cuidados paliativos especializados, acessíveis em todos os níveis de cuidados de saúde, focando a importância do investimento na investigação e formação, nomeadamente ao nível dos programas de formação pós-graduada de profissionais de saúde.

DATA DE INÍCIO 

11 de outubro de 2019

AULAS

Sexta-feira à tarde e Sábado todo o dia.

DURAÇÃO

O curso terá a duração de 10 meses (60 ECTS).

REGIME DE FREQUÊNCIA 

Os estudantes têm a possibilidade de optar por um dos dois regimes de frequência: presencial e a distância (transmissão em direto).

DESTINATÁRIOS 

Profissionais de saúde detentores do grau de licenciado (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontólogos, e outras áreas afins).


COORDENAÇÃO

 NOMECONTACTOCURRICULUM VITAE
Sara Pintosara.pinto@santamariasaude.pt

PLANO DE ESTUDOS


INFORMAÇÃO ADICIONAL


OBJETIVOS

  • Compreender a importância dos valores, princípios e filosofia dos cuidados paliativos, aplicando-os ao nível da prática de cuidados, investigação e gestão dos cuidados.
  • Desenvolver o sentido de reflexão ético-crítica e a tomada de decisão face a assuntos complexos frequentes em cuidados paliativos.
  • Identificar os princípios basilares do controlo e monitorização de sintomas em cuidados paliativos.
  • Adquirir e demonstrar competências na implementação de um plano de cuidados interdisciplinar, dirigido à pessoa em cuidados paliativos, bem como à sua família.
  • Demonstrar competências no âmbito dos pilares de atuação em cuidados paliativos: comunicação, trabalho em equipa, controlo de sintomas e luto.
  • Desenvolver competências de investigação orientadas para as especificidades e limites da investigação em cuidados paliativos.

REQUISITOS

Antes do início do curso os alunos são convidados a participarem numa sessão coletiva de treino em período de tempo pré-definido. Esta sessão visa a simulação de uma situação de aula por videoconferência e terá como objetivos:

  • Dar orientações sobre equipamento (hardware e software) necessário para a frequência das aulas;
  • Proceder ao download dos programas indicados;
  • Testar as condições de emissão e receção de videoconferência.

PARCERIA CIENTÍFICA

sg-popup-id-9539 sg-popup-id-9516 sg-popup-id-9518 sg-popup-id-9540