APRESENTAÇÃO

Criado em 2018, o Centro de Simulação da Escola Superior de Saúde de Santa Maria tem como missão proporcionar o desenvolvimento de competências clínicas, estimulando o pensamento crítico e reflexivo contínuo, contando com tecnologia avançada para ensino pré e pós-graduado e formação de profissionais de saúde. Com recurso a simulação, num ambiente educacional seguro, são proporcionados treino e formação sobre procedimentos e competências técnicas e não-técnicas. Para isso, contamos com: 

  • 1 sala avançada de simulação; 
  • 1 sala intermédia de simulação; 
  • 1 sala de debriefing;
  • 1 simulador de alta fidelidade;
  • Simuladores de média fidelidade;
  • Uma equipa de especialistas em simulação.

OBJETIVOS

  • Promover a integração da simulação clínica no maior número de unidades curriculares; 
  • Incrementar a investigação sobre métodos e ferramentas sobre simulação clínica e seus resultados; 
  • Desenvolver cursos avançados de curta-duração para profissionais de saúde.

SIMULAÇÃO

A simulação consiste numa técnica que permite a criação de uma situação ou ambiente, possibilitando aos indivíduos a experiência com situações reais da prática clínica. O seu foco é a compreensão de sistemas ou ações humanas desencadeadas pela decisão ou intervenção implementada (Dicionário de Simulação em Saúde, 2020).  Simulação é uma imitação de uma situação ou processo. Aplicada à medicina, a simulação médica corresponde ao uso de material sintético, realidade virtual ou paciente padronizado para reproduzir situações que ajudaram a ensinar (“know-how”) procedimentos diagnósticos e terapêuticos ou tomadas de decisão para o profissional de saúde. A simulação é uma metodologia educacional versátil, interativa e inovadora, que permite dotar os estudantes e profissionais de competências que permitam um melhor desempenho, em contexto clínico. 

EQUIPA

Abílio Teixeira (Equipa Responsável)
Daniel Cunha (Equipa Responsável)
Ana Sousa (Equipa de Apoio)

DESCRIÇÃO DAS UNIDADES/ÁREAS

em atualização

DESCRIÇÃO DE TECNOLOGIA UTILIZADAS

em atualização

ATIVIDADES CONCRETIZADAS

em atualização

PROJETOS CONCLUÍDOS/EM CURSO (INVESTIGAÇÃO)

Em maio de 2021 foi realizado o primeiro curso de emergência respiratória e neurológica. Durante uma semana, no âmbito do estágio V, os estudantes do quarto ano tiveram uma semana de formação com a participação de peritos em diferentes temáticas. Paralelamente, durante este curso foi realizado um estudo descritivo e longitudinal que visou a avaliação dos construtos “satisfação e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas, no âmbito desta semana de formação. 

CURSOS A DECORRER NESTE ESPAÇO

LICENCIATURA


  • Comunicação em equipa
  • Entrevista Clínica
  • Trabalho em equipa
  • Prevenção e controlo de infeção
  • Suporte Básico de Vida – Adulto

PÓS-GRADUAÇÃO


  • Comunicação em equipa
  • Comunicação de más notícias
  • Comunicação em Cuidados Paliativos
  • Espiritualidade em Cuidados Paliativos
  • Trabalho em equipa
  • Prevenção e controlo de infeção
  • Suporte Básico de Vida – Adulto

MESTRADO


  • Comunicação em equipa
  • Comunicação de más notícias
  • Trabalho em equipa
  • Prevenção e controlo de infeção
  • Suporte Básico de Vida – Adulto
  • Suporte básico de vida – Pediátrico
  • Ginecologia e Obstetrícia
  • Neonatologia: curso básico
  • Pediatria
  • Comunicação clínica em pediatria

FORMAÇÃO PROFISSIONAL


  • Comunicação em equipa
  • Comunicação de más notícias
  • Trabalho em equipa
  • Prevenção e controlo de infeção
  • Suporte Básico de Vida – Adulto
  • Suporte básico de vida – Pediátrico