APRESENTAÇÃO
Criado em 2018, o Centro de Simulação da Escola Superior de Saúde de Santa Maria tem como missão proporcionar o desenvolvimento de competências clínicas, estimulando o pensamento crítico e reflexivo contínuo, contando com tecnologia avançada para ensino pré e pós-graduado e formação de profissionais de saúde. Com recurso a simulação, num ambiente educacional seguro, são proporcionados treino e formação sobre procedimentos e competências técnicas e não-técnicas. Para isso, contamos com:
- 1 sala avançada de simulação;
- 1 sala intermédia de simulação;
- 1 sala de debriefing;
- 2 simuladores de alta fidelidade;
- Simuladores de média fidelidade;
- Uma equipa de especialistas em simulação.
OBJETIVOS
- Promover a integração da simulação clínica no maior número de unidades curriculares;
- Incrementar a investigação sobre métodos e ferramentas sobre simulação clínica e seus resultados;
- Desenvolver cursos avançados de curta-duração para profissionais de saúde.
SIMULAÇÃO
A simulação consiste numa técnica que permite a criação de uma situação ou ambiente, possibilitando aos indivíduos a experiência com situações reais da prática clínica. O seu foco é a compreensão de sistemas ou ações humanas desencadeadas pela decisão ou intervenção implementada (Dicionário de Simulação em Saúde, 2020). Simulação é uma imitação de uma situação ou processo. Aplicada à medicina, a simulação médica corresponde ao uso de material sintético, realidade virtual ou paciente padronizado para reproduzir situações que ajudaram a ensinar (“know-how”) procedimentos diagnósticos e terapêuticos ou tomadas de decisão para o profissional de saúde. A simulação é uma metodologia educacional versátil, interativa e inovadora, que permite dotar os estudantes e profissionais de competências que permitam um melhor desempenho, em contexto clínico.
EQUIPA
PROJETOS CONCLUÍDOS/EM CURSO (INVESTIGAÇÃO)
Em maio de 2021 foi realizado o primeiro curso de emergência respiratória e neurológica. Durante uma semana, no âmbito do estágio V, os estudantes do quarto ano tiveram uma semana de formação com a participação de peritos em diferentes temáticas. Paralelamente, durante este curso foi realizado um estudo descritivo e longitudinal que visou a avaliação dos construtos “satisfação e “autoconfiança” em estudantes de Enfermagem que vivenciaram experiências clínicas simuladas, no âmbito desta semana de formação.
CURSOS A DECORRER NESTE ESPAÇO
LICENCIATURA
- Comunicação em equipa
- Entrevista Clínica
- Trabalho em equipa
- Prevenção e controlo de infeção
- Suporte Básico de Vida – Adulto
PÓS-GRADUAÇÃO
- Comunicação em equipa
- Comunicação de más notícias
- Comunicação em Cuidados Paliativos
- Espiritualidade em Cuidados Paliativos
- Trabalho em equipa
- Prevenção e controlo de infeção
- Suporte Básico de Vida – Adulto
MESTRADO
- Comunicação em equipa
- Comunicação de más notícias
- Trabalho em equipa
- Prevenção e controlo de infeção
- Suporte Básico de Vida – Adulto
- Suporte básico de vida – Pediátrico
- Ginecologia e Obstetrícia
- Neonatologia: curso básico
- Pediatria
- Comunicação clínica em pediatria
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
- Comunicação em equipa
- Comunicação de más notícias
- Trabalho em equipa
- Prevenção e controlo de infeção
- Suporte Básico de Vida – Adulto
- Suporte básico de vida – Pediátrico