PÓS-GRADUAÇÃO EM VIABILIDADE TECIDULAR E FERIDAS

de 03/06/2024 a 26/08/2024

APRESENTAÇÃO

A pele sendo o maior órgão do corpo está sujeita a agressões que podem potenciar o desenvolvimento de alterações na sua constituição. Quando estas alterações prejudicam as funções da pele, estamos perante uma ferida.  

A sua abordagem consiste numa análise detalhada da pessoa, classificação de risco, adoção de medidas preventivas específicas e de medidas eficazes de tratamento.  

Os profissionais de saúde devem possuir competências e conhecimento na prevenção e tratamento de feridas para que sejam capazes de fornecer cuidados seguros e de qualidade à pessoa com ferida.  

Este Curso Pós Graduado em Viabilidade Tecidular e Feridas pretende ser um agente impulsionador para o desenvolvimento da prática clinica na abordagem holística da pessoa com feridas, com temas desde a Conceção de enfermagem em viabilidade tecidular e feridas, Investigação em viabilidade tecidular e feridas, Metodologia e gestão do processo de cuidados, Regeneração e cicatrização, Microbiologia das feridas, Abordagem da pessoa com ferida(s) e opções terapêuticas entre as quais se incluem as novas tecnologias, Educação e promoção do autocuidado, Processo de cuidados à pessoa com feridas (cirúrgica, úlceras por pressão, queimaduras, úlceras de perna, afeções do pé, doença oncológica, idade pediátrica, atípicas, ostomias) e ainda uma componente clínica.   

Certificado pela Escola Superior de Saúde de Santa Maria, este Curso Pós-Graduado atribui 30 ECTS e conta com a colaboração da Bwizer. Este curso alia o conhecimento de um corpo docente especializado, à prática em contexto simulado e real, com vários workshops para além do estágio.  

DATA DE INÍCIO

Próxima edição: 20 de setembro 2024/2025.

AULAS E REGIME

Regime Misto

Quinzenalmente

Sexta-feira: das 16h às 21h e Sábados: das 9h às 18h

Excecionalmente poderá funcionar em semanas seguidas.  

DURAÇÃO

Duração de 10 meses, 262 horas de contacto, 30 ECTS.  

DESTINATÁRIOS

 Licenciados em Enfermagem ou equivalente legal.

PARCERIA

 

ACREDITAÇÃO

Esta Pós-Graduação é acreditada pela Ordem dos Enfermeiros.


COORDENAÇÃO

Rui Pedro Silva
Coordenador Científico
Tânia Rodrigues Coordenadora Executivo

PLANO DE ESTUDOS

No contexto das atividades letivas pode haver a necessidade de captação de imagens (simulação, eventos, seminários, role play, entre outros).

CORPO DOCENTE

Consulta aqui.

CRONODIAGRAMA 2023/2024

Consulta aqui.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Propinas, Taxas e Emolumentos

2023/2024

Candidatura: 30,00€ (não reembolsável)
Propina Mensal: (Valores definidos no edital de divulgação) – Neste valor estão incluídas a matrícula e a documentação final
Nota: O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato da matrícula.

2024/2025

Candidatura: 40,00€ (não reembolsável)
Propina Mensal: (Valores definidos no edital de divulgação) – Neste valor estão incluídas a matrícula e a documentação final
Nota: O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato da matrícula.

Condições de Acesso

 Licenciados em Enfermagem ou equivalente legal.

Documentos