Autoeficácia e Burnout em estudantes do ensino superior da área da saúde

Este projeto de investigação tem como objetivo principal caracterizar as variáveis psicológicas e académicas – a autoeficácia no ensino superior e a síndrome de burnout – em estudantes do ensino superior na área da saúde. 

As últimas três décadas foram marcadas por mudanças profundas no contexto do ensino superior português, no que se refere à sua estrutura (universitário/politécnico; público/privado) e à sua população (aumento do número de estudantes e diversificação dos seus perfis). 

As experiências vivenciadas pelos estudantes no ensino superior representam diferentes desafios académicos, cognitivos, afetivos, pessoais e sociais, característicos deste momento da formação (Almeida, Soares, & Ferreira, 2004). Desafios estes que podem desencadear nos estudantes processos de transição complexos (mudanças ambientais, hábitos de estudo, vida quotidiana…), exigindo aquisição de normas e de modelos de comportamento apropriados à instituição e ao nível de ensino (Pascarella & Terenzini, 2005). Estes desafios envolvem o rendimento académico, o desenvolvimento da capacidade de autorregulação no processo de aprendizagem, a capacidade de se relacionar de forma positiva com os outros e assumir uma postura proativa e autónoma face ao seu próprio percurso formativo (Almeida & Soares, 2003; Pascarella & Terenzini, 1991; Vieira, 2010). Os estudantes respondem de forma claramente diferenciada às características e oportunidades presentes na sua formação académica, colocando em evidência a necessidade de compreender as variáveis de natureza pessoal. Consideramos relevante analisar a Síndrome de Burnout em estudantes do ensino superior na área da saúde, dada a sua relevância junto dos futuros profissionais da área (Schaufeli, Jackson & Leiter, 1996; Rodrigues-Marín, 1995). A problemática relacionada com o Burnout em estudantes do ensino superior é uma questão que merece exploração adicional, embora os estudantes não sejam formalmente considerados trabalhadores, o núcleo das suas atividades, na perspetiva psicológica, pode ser considerado como trabalho, uma vez que as suas atividades estão envolvidas numa estrutura organizacional específica e obrigatória (Campos & Maroco, 2012). Pretende-se desenvolver respostas que auxiliem os estudantes a lidar com os desafios descritos.


Gestão da Dor dos idosos Institucionalizados: Acrescentando Competências aos Enfermeiros Generalistas

O projeto, apresentado por uma docente da ESSSM, integrada na unidade curricular Ensino Clínico I, enquadra-se no âmbito da Dor, considerada 5º Sinal Vital, estando a sua gestão ligada ao bem-estar e à prevenção de eventos adversos importantes. O projeto tem como finalidade aproximar a prática, de forma factível, às evidências científicas da gestão da dor dos idosos institucionalizados, permitindo que os locais de trabalho possam ser, também, um espaço permanente de produção de conhecimento e de aprendizagem para enfermeiros e estudantes de enfermagem. Define-se como objetivo geral melhorar as práticas profissionais do enfermeiro da gestão da dor dos idosos institucionalizados e como objetivos específicos mapear o conhecimento do enfermeiro sobre a gestão da dor, como 5º Sinal Vital; identificar quais as dificuldades e facilidades para a prática do enfermeiro relacionadas com a gestão da dor dos idosos institucionalizados; sensibilizar os enfermeiros sobre a importância da gestão da dor dos idosos institucionalizados; desenvolver e implementar um programa formativo para capacitar o enfermeiro para gestão da dor dos idosos institucionalizados e desenvolver novas competências relacionadas com a gestão da dor no enfermeiro generalista. Para tal, serão utilizados métodos de investigação-ação participativa.


Identificação de fatores stressantes nos estudantes de enfermagem antes e durante as práticas clínicas

Na sequência da mobilidade de uma docente da Universidade de Valladolid na ESSSM, foi proposta a realização de uma colaboração conjunta entre as duas instituições sobre o estudo dos fatores stressantes nas práticas clínicas/ estágios. O objetivo do estudo é conhecer os fatores que preocupam os estudantes nas suas práticas, reais ou simuladas, através da aplicação de um questionário aos estudantes de enfermagem, de todos os anos, comparando os resultados dos estudantes que já iniciaram as práticas reais, com os que apenas realizaram práticas simuladas, além de comparar os resultados entre as duas instituições. 


Desenvolvimento de Competências de Enfermagem no percurso académico dos estudantes: a prevenção da violência e de maus tratos infantis no processo de ensino-aprendizagem   

Na sequência da mobilidade de uma docente da Universidade Francisco de Vitória, foi proposta a realização de uma colaboração entre as duas instituições, no âmbito da promoção de competências de prevenção de violência e maus tratos infantis nos estudantes de enfermagem. O estudo tem como objetivo principal avaliar as competências relacionadas com a prevenção de violência e de maus tratos infantis no âmbito do curriculum académico. Este projeto foi implementado na universidade parceira no ano letivo 2018-2019, sendo um dos objetivos específicos a comparação dos resultados em ambas as instituições. Recorrer-se-á a metodologia quantitativa, do tipo quasi experimental (antes e depois), caracterizando-se por ser um estudo longitudinal e prospetivo. Os instrumentos utilizados para recolha de dados serão: livro La mirada de Sara Nosly. Relatos para la prevención de maltrato infantil, traduzido para português, questionário pré e pós teste, folha de avaliação de competências de trabalho individual e em grupo, validada por peritos, e questionário de satisfação com a atividade.


iGestSaúde – módulo QT

O presente projeto tem como finalidade promover a autogestão dos sintomas, na pessoa em tratamento de quimioterapia no domicílio.
Pretende-se realizar uma monitorização dos sintomas que a pessoa vai vivenciando, no decorrer do tratamento, e em função da sua presença e gravidade fornecer à pessoa um conjunto de orientações terapêuticas, que possam contribuir de forma efetiva para o controlo dos mesmos e para a prevenção de possíveis complicações. Tem como objetivos: validar as orientações terapêuticas com um grupo de pessoas com doença oncológica em tratamento de quimioterapia e Desenvolver a app iGestSaúde – módulo QT. Para a consecução deste projeto, que se espera ter potencial benefício comunitário, pretende-se operacionalizar um estudo de investigação do tipo exploratório, descritivo, de natureza longitudinal (com quatro momentos de avaliação intra-sujeitos), que se estenderá por um período previsível de 6 meses. O contexto selecionado para a implementação deste estudo foram os Serviços de Hospital de Dia do:
• IPO-Porto,
• Hospital Pedro Hispano,
• Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia Espinho.
Integrando os doentes acompanhados nesse serviço e os respetivos profissionais de enfermagem


Identificación de Factores Estresantes en Estudiantes de Grado de Enfermería antes y durante las prácticas Clínica

Este projeto tem como objetivo de estudo determinar os fatores de stress em estudantes do curso da licenciatura antes e durante o contexto de prática clínica.


O impacto da pandemia do covid-19 na saúde mental nos estudantes do ensino superior

Muitos têm sido os desafios com os quais os estudantes do ensino superior se têm deparado nos últimos meses. As mudanças são constantes e bastante exigentes podendo desencadear dificuldades na adaptação. A saúde mental pode ser afetada devido à falta de segurança, à constante informação obtida através de diferentes fontes de informação podendo proporcionar sensações negativas decorrentes da pandemia que vivemos atualmente. Neste sentido, torna-se importante perceber quais são as implicações na saúde mental dos estudantes do ensino superior durante o período em que decorre a pandemia de coronavírus. Este estudo surgiu da necessidade de compreendermos este fenómeno complexo decorrente da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes do ensino superior em Portugal. O objetivo geral do estudo é avaliar o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes do ensino superior. Foram definidos os seguintes os objetivos específicos:

  • Caracterizar a população em estudo;
  • Identificar os principais fatores indutores de stress em contexto universitário;
  • Avaliar a perceção de qualidade de vida dos estudantes;
  • Avaliar os níveis de ansiedade dos estudantes durante a pandemia;
  • Trata-se um estudo longitudinal retrospetivo.