A Escola Superior de Saúde de Santa Maria no âmbito da sua responsabilidade social pretende contribuir para o reforço da cidadania mais ativa e participativa, com a consolidação dos avanços tecnológicos e científicos nas diferentes áreas, fomentando o espírito solidário e atenta às preocupações sociais. A realização de atividades desenhadas e implementadas no âmbito do projeto de voluntariado – Santa Maria Solidária, são dirigidas a pessoas em situação de vulnerabilidade, com o intuito de fornecer uma resposta mais eficaz às questões emergentes da comunidade aos diferentes níveis social, familiar, profissional e académica.

Desde março de 2018 encontramo-nos a desenvolver um programa de intervenção comunitária – vintAGEING Fénix que decorre às terças-feiras das 17:30h às 18:30h na Paróquia Senhora da Conceição no Marquês. Este projeto é assegurado pelos estudantes e docentes voluntários da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Os objetivos e atividades a desenvolver são:

Criar um programa de capacitação pessoal e profissional, com recurso ao voluntariado:

  • Agir junto de pessoas vulneráveis através do atendimento, capacitação e referenciação.

Promover a saúde e bem-estar dos utentes:

  • Realizar consultas de enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e saúde oral.

Promover a literacia em saúde e a mudança de comportamentos para estilos de vida mais saudáveis:

  • Dinamizar sessões de formação para os utentes sobre diferentes temáticas, como por exemplo: DST´s; malefícios dos consumos de álcool e drogas; estilos de vida mais saudáveis; diabetes mellitus e hipertensão arterial.
  • Dinamizar campanhas de sensibilização:  Dia Mundial da Saúde Oral; Dia Mundial do Combate à Tuberculose; Dia Mundial da Hepatite e o Dia Internacional da Saúde Mental.
  • Produzir folhetos informativos entregues em consulta e durante as campanhas de sensibilização.

Promover a inclusão social capacitando a pessoa para o desenvolvimento pessoal e profissional:

  • Parcerias com as diferentes entidades de saúde e IEFP.

As atividades de voluntariado acrescentam valor à nossa sociedade, fortalecem a participação cívica, desenvolvem o sentimento de partilha e solidariedade para com o outro. Este projeto pretende ser acessível para quem se quer comprometer, mesmo que tenha pouco tempo e poucos recursos.

Este projeto de intervenção comunitária tem como base um atendimento de enfermagem, às terças feiras, das 18h às 19h e pretende dar resposta aos utentes da Porta Solidária, um projeto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Marquês e com o apoio da Associação Caregivers Portugal. Nos atendimentos semanais, realiza-se uma triagem dos casos, numa sala disponibilizada pela paróquia. É disponibilizada aos utentes uma resposta direta, sempre que possível. Nos casos em que tal não seja possível, o caso será encaminhado posteriormente para os serviços de referência.

A coordenação do projeto, assegurará a circulação da informação e fará o acompanhamento dos casos dos utentes que manifestem interesse nisso.

Cada novo utente terá que preencher um consentimento informado e um questionário de caracterização sociodemográfica. Será, ainda aplicada o instrumento de rastreio cognitivo Mini Mental State Examination.

A cada utente são realizados rastreios de avaliação de tensão arterial e de glicose. É, também, calculado o IMC. Todos os materiais necessários a este diagnóstico são preparados pela coordenação e entregues ao docente/enfermeiro responsável no dia em que dinamizará a sessão acompanhado dos estudantes voluntários.


COORDENAÇÃO

 NOMECONTACTOCURRICULUM VITAE

PROCURAM-SE VOLUNTÁRIOS

Saiba como se inscrever aqui.


PUBLICAÇÕES E COMUNICAÇÕES

  • Silva, M., Marques, G., & Silva, J.M. Intervir na comunidade: vintAGEING fénix. Paper presented at NURSID Week 2019, 6 & 10 de maio de 2019, na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Consulte aqui.

 

RECONHECIMENTOS E PRÉMIOS

  • Santander, 30/11/2018 – Menção Honrosa. Prémio Voluntariado Universitário Santander 2018. https://pvu.ajudamos.pt/

PRESENÇA NOS MEDIA:

JN, 09/10/2018Estudantes de enfermagem vestem bata e atendem sem-abrigo

Alunos de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, no Porto, atendem todas as semanas sem-abrigo. O projeto chama-se “Vintageing Fénix” e reúne dez professores e estudantes.

Consultar aqui.

RTP, /2018Estudantes de enfermagem prestam cuidados de saúde a sem-abrigo e pessoas carenciadas

Alunos voluntários de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, no Porto, prestam cuidados de saúde todas as semanas a sem-abrigo e pessoas carenciadas da comunidade.

Consultar aqui.