BOLSA PORTO DE CONHECIMENTO

A Escola Superior Saúde Santa Maria é novamente parceira da Câmara Municipal do Porto. As Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, Porto de Conhecimento, são um apoio à prossecução dos estudos, patrocinado por instituições de ensino superior privado, universitário e politécnico, parceiras da Câmara do Porto.

CANDIDATURAS 2021/2022

No ano letivo 2021/2022 estão disponíveis 69 bolsas de estudo: 50 para a frequência de licenciatura, 11 para a frequência de mestrado, 7 para a frequência de curso técnico superior profissional e 1 para a frequência de mestrado integrado. O valor e abrangência das bolsas de estudo variam de instituição para instituição..

QUEM SE PODE CANDIDATAR?

1. Podem candidatar-se às bolsas de estudo Porto de Conhecimento os interessados que:
  a) Reúnam as condições de acesso ao ensino superior e ao curso a que se propõem;
  b) Sejam beneficiários de apoio no âmbito da ação social escolar ou tenham situação económico-financeira equiparada;
  c) Sejam titulares de curso de ensino secundário ou habilitação equivalente, ou tenham obtido aprovação nas provas especialmente adequadas e destinadas à avaliação habilitante para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, no caso de candidatura a licenciatura, mestrado integrado ou curso técnico superior profissional;
  d) Sejam titulares do grau de licenciatura ou equivalente legal, no caso de candidatura a mestrado;
  e) Residam na cidade do Porto ou tenham obtido a habilitação de acesso ao ensino superior em instituição de ensino do Porto.

2. A candidatura a alguns dos cursos de algumas instituições de ensino parceiras exige ainda a realização de pré-requisitos e classificação mínima de candidatura. 
3. Não é admitida candidatura a bolsa de estudo Porto de Conhecimento a quem detenha uma inscrição em curso
do mesmo grau/nível ou superior.

COMO CANDIDATAR?

Os candidatos às bolsas de estudo Porto de Conhecimento devem enviar para educacao@cm-porto.pt, até dia 13 de agosto, os seguintes documentos:

  a) Ficha de Candidatura (modelo próprio disponível em www.porto.pt);
  b) Comprovativo das habilitações académicas (Ficha ENES ou resultado da avaliação habilitante para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, no caso de candidatura a licenciatura ou mestrado integrado; diploma do ensino secundário, de habilitação equivalente ou resultado da avaliação habilitante para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, no caso de candidatura a curso técnico superior profissional; diploma ou certificado comprovativo do grau académico e certidão de disciplinas, no caso de candidatura a mestrado);
  c) Comprovativo da situação de beneficiário de ação social escolar ou de declaração de rendimentos e composição
do agregado familiar emitida pela Segurança Social;
  d) Comprovativo do domicílio fiscal.

QUANDO SAEM OS RESULTADOS?

Os resultados são comunicados aos candidatos até dia 28 de setembro.

MAIS INFORMAÇÕES

A leitura desta informação não dispensa a consulta dos Termos e Condições de atribuição das Bolsas de Estudo Porto de Conhecimento, disponível em www.porto.pt. Para mais informação contacte educacao@cm-porto.pt ou 222 061 750.