DESIGN EDUCACIONAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS


Registo nº R/Cr 59/2022 de 28-07-2022
Diário da República – em breve

Provas de ingresso
Nenhuma

Duração:
2 anos curriculares | 4 semestres | 120 ECTS | Estágio no 4º semestre

Vagas:
Regime Geral: 30

Regime:
PÓS-LABORAL (16H30 – 20H30)

Saídas profissionais:
Instituições de Educação e Formação de Ensino Superior | Escola | Empresas de Formação Profissional | Empresas | Organizações públicas e privadas habilitadas na criação, desenvolvimento e aperfeiçoamento dos ambientes de aprendizagem.


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PARCEIROS

O presente curso é lecionado em parceria com a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti – ESEPF.

INFORMAÇÕES

Pode descarregar aqui mais informações sobre este curso.

COORDENAÇÃO

Alexandre Silva Coordenador Executivo
João Gouveia
Coordenador (ESEPF)
Rita Fernandes
Subcoordenadora

APRESENTAÇÃO

Criar, desenvolver e partilhar conteúdos educacionais com recurso a tecnologias digitais diversificadas, adequados a diferentes estratégias e metodologias educativas (presenciais e virtuais), em diferentes níveis e modalidades de educação e formação, no contexto de organizações públicas e particulares.

OBJETIVOS GERAIS DO CICLO DE ESTUDOS

· Colaborar no desenvolvimento e implementação de programas e projetos educativos e formativos em ambientes diversificados;

· Selecionar estratégias, tecnologias educacionais e suportes adequados a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público-alvo;

· Desenhar e produzir recursos multimédia atrativos e inovadores, para apoio ao ensino e formação em diferentes níveis e modalidades;

· Estruturar situações e ambientes virtuais de aprendizagem com integração dos recursos educativos digitais;

· Adequar instrumentos e estratégias de avaliação que permitam monitorizar projetos, produtos e aprendizagens;

· Desenvolver estratégias e técnicas para promover a participação no processo educativo e formativo e a aprendizagem ao longo da vida;

· Analisar e aplicar tendências e boas práticas em tecnologias de aprendizagem e desenho educacional;

· Aplicar técnicas de recolha de informação e de tratamento de dados quantitativos e qualitativos;

· Contribuir para a comunicação e divulgação dos projetos educacionais com recurso a suportes diferenciados, favorecendo a confiança, o diálogo e o apoio mútuo.

AULAS – LOCALIZAÇÃO

As aulas decorrerão nas instalações da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

Distância de cerca de 10 minutos a pé da Escola Superior de Saúde de Santa Maria.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Ao longo do ciclo de estudos, o estudante deverá desenvolver conhecimentos, aptidões e competências específicas, ao desempenho autónomo para planear, gerir e executar atividades de secretariado clínico em Unidades de Saúde, nomeadamente:

· Executar atividades de secretariado em diferentes unidades de saúde, com diferentes tipologias de intervenção

· Desenvolver atendimento fundamentado, atualizado e adaptado à condição de saúde dos utentes;

· Perceber e experimentar técnicas de comunicação adequando estratégias a contextos e grupos

· Dominar a terminologia necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os utentes e profissionais de saúde

· Adquirir técnicas de expressão escrita, nomeadamente as noções de espaço e de tempo na realização e projeção do texto; dominar o estilo de escrita adequado às diversas realizações

· Adequar a utilização da língua inglesa no contexto profissional,

· Utilizar estratégias de desenvolvimento pessoal, que promovam a Inteligência Emocional, a assertividade e a empatia em contexto de trabalho;

· Conhecer as normas e exigências no âmbito da segurança e higiene no trabalho

· Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes, na prática dos profissionais em consonância com os imperativos ético-legais numa perspetiva humanizada da prestação de cuidados de saúde

· Conhecer as necessidades de humanização no atendimento a cada caso específico

· Adquirir competências de Primeiros socorros e de suporte básico de vida

· Utilizar os sistemas de informação específicos dos contextos clínicos

· Conhecer os principais protocolos de saúde relacionados com os utentes e a organização dos serviços

· Organizar as tarefas diárias e gerir eficazmente o tempo

· Conhecer e identificar os subsistemas de saúde, acordos e comparticipações no âmbito da gestão documental e comunicação


PLANO DE ESTUDOS

1º ano  |  2º ano

Pode ser consultado também a partir do Diário da República (em breve)


INFORMAÇÕES ADICIONAIS