GESTORES DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Gestores de Bibliografia são ferramentas que permitem criar, manter, organizar, partilhar e dar forma às referências bibliográficas de artigos científicos, livros ou outro tipo de documentos a partir de diferentes fontes de informação. Podem ainda criar citações e bibliografias nos documentos de trabalho com o formato normalizado pretendido (APA, Vancouver, etc.).


Zotero: Gestor de referências que funciona na web. É uma ferramenta livre, e é uma extenção de Mozilla FireFox, funcionando só com este navegador. Permite obter referências, administrar, citar e partilhar trabalhos de investigação de qualquer origem e procedência desde o próprio navegador. Permite, também, exportar os dados em diferentes estilos de citações e bibliografias.

Mais informação aqui.

Mendeley: Gestor que combina uma versão web com uma versão de escritório. Incorpora funcionalidades da Web2.0 que permitem partilhar referências bibliográficas com contactos. O Mendeley extrai automaticamente os metadados dos artigos e pode ainda recuperar informação adicional do Crossref, PubMed, ArXiv, etc.

Mais Informação aqui.