Projeto Porto Sentido

Porto Sentido – Habitação, Capacitação, Reinserção

O Porto Sentido é um projeto de intervenção altamente inovador pois consegue concetualizar um vasto leque de respostas, adequadas às necessidades das pessoas que se encontram em situação de desabrigo,
ajudando-as num processo de reinserção social, tendo em conta todas as dimensões da pessoa. É inovador porque acompanha o seu utente em todas as dimensões da sua vida, ajudando-o a crescer de forma sustentada e consistente. É inovador porque irá, em parceria efetiva, acompanhar o processo de integração socioprofissional dos seus utentes desde a rua ao acompanhamento mediado no local de trabalho, apresentando sempre os mesmos técnicos com referência.
Esta IIES acredita que só através de uma intervenção com base numa visão humanista, holística e participada, se poderá alcançar o desiderato, a reintegração e autonomização plena da pessoa que viveu em situação de sem-abrigo.


PARCERIA

SAOM – Serviço de Assistência Organizações de Maria

SCMP – Santa Casa da Misericórdia do Porto

ESSSM – Escola Superior Saúde Santa Maria


PRESENÇA NOS MEDIA:

Público, 19/06/2020 – Habitação partilhada e com apoio para tirar sem abrigo das ruas

Nova estratégia municipal para integração de pessoas sem abrigo vai criar alojamento de longa duração para mais 17 pessoas até 2023 e aposta num projecto de habitação com integração socioprofissional para 32 utentes.

Observador, 25/06/2020 – Somos todos invisíveis

Que o problema dos sem-abrigo não é fácil de resolver, há muito que está comprovado. Ele é de responsabilidade coletiva e o primeiro passo cabe aos municípios, assegurando que ninguém dorme na rua.