SECRETARIADO CLÍNICO


Reg. n.º R/Cr 68/2021 de 30-12-2021
Diário República: Av. n.º 8828/2022

Vagas: 30 (Regime Geral)

Regimes Especiais: Titulares de um curso de ensino secundário; Titulares de Diploma de Curso Técnico Superior Profissional; Titulares de um Curso Superior; Estudantes Internacionais;
Maiores de 23 anos.

Duração:
2 anos curriculares | 4 semestres | 120 ECTS | 750H ESTÁGIO

Destinatários:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto -Lei n.º 64/2006, de 21 de março;
c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
d) Candidatos de nacionalidade estrangeira (estudante internacional), nacionais de um Estado membro da União Europeia, ou residam em Portugal há mais de 2 anos.

Regime:
Pós Laboral: 16:30 às 20:30

Saídas profissionais:
Comunidade | Hospitais | Clínicas | Modelos de negócios empreendedores | Unidades de Cuidados Continuados | Instituições de apoio a idosos


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PARCEIROS

O presente curso é lecionado em parceria com o Hospital Santa Maria do Porto e a Escola Profissional Profitecla.

FINANCIAMENTO 

Possibilidade de atribuição de Bolsa até 100% da Propina.


COORDENAÇÃO

Teresa Pereira Leite
Coordenadora

APRESENTAÇÃO

O CTeSP – Curso Técnico Superior Profissional Secretariado Clínico visa formar técnicos superiores qualificados, dotados de conhecimentos e competências polivalentes, ajustadas à diversidade de funções que compõem exercício do secretariado praticado em entidades ligadas à área da saúde.

O trabalho de profissional de secretariado clínico inclui, para além das funções administrativas inerentes, funções de gestão, de relacionamento interpessoal, de domínio de aplicações informáticas específicas deste setor, de legislação, de higiene e segurança no trabalho, de literacia em saúde, entre outros.

Este curso pretende responder às atuais necessidades do mercado, dotando os profissionais de secretariado clínico de conhecimentos, competências, atitudes, métodos e instrumentos que fazem toda a diferença no desempenho das suas funções e que facilitam a comunicação com os utentes, familiares e profissionais de saúde.

O público alvo integra estudantes à procura de uma formação prática com inúmeras saídas profissionais e profissionais que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos nesta área.

É um Curso de Nível 5, conferindo o Diploma de Técnico Superior Profissional; contém uma componente prática elevada; é constituído por três semestres de aulas e um semestre em estágio; tem a duração total de dois anos; e permite prosseguir estudos superiores.

AULAS – LOCALIZAÇÃO

As aulas decorrerão nas instalações da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

Distância de cerca de 10 minutos a pé da Escola Superior de Saúde de Santa Maria.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:

a) Executar, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção;

b) Planear o desenvolvimento de atividades, a organização e monitorização do trabalho de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa e necessidades específicas do serviço;

c) Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde;

d) Estabelecer com utentes, familiares, cuidadores e outros profissionais uma atitude responsável, profissional, assertiva e adaptada ao serviço, ao contexto e à condição de saúde da pessoa;

e) Fornecer informação de modo fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa;

f) Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático;

g) Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os utentes;

h) Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua do funcionamento da unidade de saúde;

i) Colaborar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, propondo e implementando medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e boas práticas.


PLANO DE ESTUDOS

1º ANO | 2º ANO


INFORMAÇÕES ADICIONAIS