PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS
APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento técnico-científico, a par das diversas medidas de desenvolvimento social, determinou importantes alterações na vida das sociedades modernas, particularmente na cultura ocidental. A esperança média de vida aumentou e o curso das doenças modificou-se. De uma forma geral, vive-se mais tempo, mas não necessariamente melhor. As doenças de carácter agudo e infecioso deram lugar às doenças crónicas, frequentemente associadas a múltiplas comorbilidades.
Nesta linha de pensamento, a Organização Mundial de Saúde apresenta os cuidados paliativos como uma estratégia prioritária no âmbito das políticas de saúde, recomendando uma abordagem sistematizada e programada.
Esta pós-graduação surge no alinhamento das recomendações propostas e, ainda, das recomendações da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, criada em Novembro de 2014 que, no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o biénio 2017-2018, sustenta a necessidade de se desenvolverem no país cuidados paliativos especializados, acessíveis em todos os níveis de cuidados de saúde, focando a importância do investimento na investigação e formação, nomeadamente ao nível dos programas de formação pós-graduada de profissionais de saúde.
OBJETIVOS
- Compreender a importância dos valores, princípios e filosofia dos cuidados paliativos, aplicando-os ao nível da prática de cuidados, investigação e gestão dos cuidados.
- Desenvolver o sentido de reflexão ético-crítica e a tomada de decisão face a assuntos complexos frequentes em cuidados paliativos.
- Identificar os princípios basilares do controlo e monitorização de sintomas em cuidados paliativos.
- Adquirir e demonstrar competências na implementação de um plano de cuidados interdisciplinar, dirigido à pessoa em cuidados paliativos, bem como à sua família.
- Demonstrar competências no âmbito dos pilares de atuação em cuidados paliativos: comunicação, trabalho em equipa, controlo de sintomas e luto.
- Desenvolver competências de investigação orientadas para as especificidades e limites da investigação em cuidados paliativos.
ACREDITAÇÃO
DATA DE INÍCIO
A decorrer | Próxima edição: 20 de setembro 2024/2025.
AULAS
Sexta-feira à tarde e Sábado todo o dia.
DURAÇÃO
O curso terá a duração de 10 meses (60 ECTS).
REGIME DE FREQUÊNCIA
O curso decorre em regime à distância, de forma síncrona, estando previstas duas sessões presenciais (nos dias 20 de janeiro e 20 de abril de 2024).
DESTINATÁRIOS
Profissionais de saúde detentores do grau de licenciado (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontólogos, e outras áreas afins).
REQUISITOS
Antes do início do curso os alunos são convidados a participarem numa sessão coletiva de treino em período de tempo pré-definido. Esta sessão visa a simulação de uma situação de aula por videoconferência e terá como objetivos:
- Dar orientações sobre equipamento (hardware e software) necessário para a frequência das aulas;
- Proceder ao download dos programas indicados;
- Testar as condições de emissão e receção de videoconferência.
FINANCIAMENTO
Curso com financiamento parcial.
PARCERIA CIENTÍFICA
COORDENAÇÃO
Contactos:
PLANO DE ESTUDOS
Conteúdos Programáticos:
Módulo I | Módulo II | Módulo III | Módulo IV | Módulo V | Módulo VI | Módulo VII | Módulo VIII | Módulo IX
CORPO DOCENTE
Disponível brevemente. Consulta aqui.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Propinas, Taxas e Emolumentos
2024/2025
Candidatura: 40,00€ (não reembolsável)
Propina Mensal: (Valores definidos no edital de divulgação) Neste valor estão incluídas a matrícula e a documentação final.
Desconto: 20€ nas mensalidades a sócios da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (mediante submissão de declaração de sócio no ato da matrícula)
Nota: O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato da matrícula.
Condições de Acesso
Profissionais de saúde detentores do grau de licenciado (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontólogos, e outras áreas afins).
Documentos
“Sou enfermeira há nove anos e há cerca de dois anos e meio comecei a trabalhar numa unidade de Cuidados Paliativos na Irlanda. Completei recentemente a Pós-Graduação em Cuidados Paliativos nesta Escola e posso afirmar que a minha experiência enquanto aluna foi excelente. Os módulos de aprendizagem são actuais, bem organizados e relevantes para a minha prática diária.
O departamento de Informática é incansável na facilitação das aulas à distância e na resolução dos problemas técnicos que pontualmente surgiram.
A professora coordenadora é de uma simpatia, disponibilidade e profissionalismo notáveis. Os alunos nunca estão desacompanhados no seu percurso, a sua voz orientadora está sempre presente.
As aulas são interessantes, participativas e estimulam a reflexão crítica e a partilha de experiências.
Os professores são extremamente disponíveis, excelentes comunicadores, e a sua qualidade técnica e científica é evidente. Foi um desafio aprender com estes verdadeiros peritos, e um prazer testemunhar o entusiasmo que têm pelo seu trabalho e pela defesa da causa dos Cuidados Paliativos em Portugal.
Recomendo vivamente a qualquer profissional interessado nesta área que se inscreva na Pós-Graduação e de certeza que não se arrependerá!”
Sara de Carvalho
Enfermeira (Dublin, Irlanda)
“Enquanto enfermeira de cuidados gerais, a exercer numa unidade de cuidados paliativos desde 2018, inscrevi-me nesta pós-graduação para aprofundar conhecimentos de forma a prestar melhores cuidados. Sinto que desde início pude melhorar a minha prestação junto da pessoa com necessidades paliativas e respetiva família. Considero que os conhecimentos transmitidos nesta pós-graduação são essenciais para qualquer profissional de saúde independemente da área em que exerce.
Também a modalidade de ensino à distância permitiu-me assistir e participar nas aulas sem quaisquer custos, uma vez que vivo na Madeira.”
Ana Santos
Enfermeira (Funchal, Madeira)