UM POUCO SOBRE O NOSSO PASSADO

A ESSSM, propriedade da Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, foi criada em 2016 e herdou o património físico e formativo da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria. Esta transformação decorreu da evolução da atividade do ensino da enfermagem iniciado em 1949 no Hospital de Santa Maria (Porto) para dar resposta à necessidade de aperfeiçoar a formação quase exclusivamente prática até aí ministrada às irmãs enfermeiras que se dedicavam ao cuidado dos doentes e necessitados, embora sem reconhecimento profissional.

A institucionalização académica acontece apenas em 1952, ano em que a congregação obteve autorização governamental para abrir a Escola de Enfermagem das Irmãs Franciscanas de Calais, como era então designada a congregação, passando a ministrar o curso de Auxiliar de Enfermagem, aberto apenas a alunas mas não exclusivamente da comunidade.

Com o aumento considerável da procura, a Província decidiu construir um edifício próprio destinado à Escola, localizado nos anexos do Hospital de Santa Maria, inaugurado em 1960. Este novo edifício determinou a autonomia da Escola em relação ao Hospital e viu, por isso, as suas instalações serem progressivamente aumentadas durante os anos de 1962-1963 e 1968-1969.

Em 1965, em consequência da mudança da designação da Província, a Escola de Enfermagem adotou o nome de Escola de Enfermagem das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

Em 1991 a Escola passa a designar-se Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria e inicia o primeiro curso de Bacharelato em Enfermagem. Em 2000 inicia-se a lecionação da Licenciatura em Enfermagem e mais tarde as Pós-Licenciaturas e Pós-Graduações também em Enfermagem.

Atualmente, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria é uma Instituição de Ensino Superior Politécnico, que ministra cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Gerontologia e Cuidados de Longa Duração, para além de cursos livres, é acreditada pela APCER, Associação Portuguesa de Certificação, e pela A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.