Reg. n.ºR/Cr 420.1/2015 | 07-03-2017
Diário República: Av. nº12742/2019
Curso cofinanciado: Ver aqui.
Vagas: 30
Duração de Estágios:
a) 800 horas de estágio distribuídas pelos dois anos do curso;
b) Possibilidade de realização de estágio na própria instituição em que trabalha, desde que reunidas condições para tal.
Destinatários:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto -Lei n.º 64/2006, de 21 de março;
c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Regime:
Pós Laboral: 16:30 às 20:20
Saídas profissionais:
Comunidade | Hospitais | Clínicas | Modelos de negócios empreendedores | Unidades de Cuidados Continuados | Instituições de apoio a idosos

COORDENAÇÃO

 NOMECONTACTOCURRICULUM VITAE
Cristiane Silvacoordenacao.ctesp@santamariasaude.pt

APRESENTAÇÃO

O curso Técnico Superior Profissional de Gerontologia e cuidados de longa duração visa formar técnicos superiores qualificados para desempenharem funções diversas na área dos cuidados, bem como exercerem a coordenação e chefia de equipas e serviços especializados.

O curso foi desenhado em conjunto com os operadores do mercado e corresponde às mais atualizadas exigências de preparação de profissionais desta área.

O público alvo é constituído por jovens estudantes à procura de uma formação com futuro, polivalente, humanista e tecnicamente rigorosa e por profissionais interessados em se requalificarem ou aumentarem o seu nível de formação.

Estudar na Escola Superior de Saúde de Santa Maria é uma experiência diferente, onde o estudante é o centro do processo de aprendizagem e a ação educativa visa dar-lhe a melhor formação com a maior satisfação, bem como uma garantia de maior empregabilidade.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:

a) Capacidade de liderança e de trabalho em equipa multiprofissional na área da gerontologia e dos cuidados de longa duração;

b) Capacidade de intervenção social e saúde, de forma holística e humanizada, com a população sênior e de cuidados longa duração;

c) Capacidade de gestão das  necessidades dos cuidados básicos de saúde e social da população sênior e de cuidados de longa duração;

d) Capacidade de promover envelhecimento ativo e saudável;

e) Pensamento crítico e político sobre o novo cenário social do envelhecimento.


PLANO DE ESTUDOS


INFORMAÇÕES ADICIONAIS


O QUE DIZEM SOBRE O CURSO…

O CTESP em Gerontologia e Cuidados de Longa Duração vem ao encontro do mercado atual de trabalho, a medida que prepara o profissional para além dos cuidados com o processo patológico do envelhecimento pois possui uma abordagem na senescência, no envelhecimento natural e saudável, na longevidade com qualidade de vida, na atenção holística e humanizada. Há uma preocupação com o desenvolvimento prático, mas para além da técnica, com aspetos sociopolíticos e jurídicos. É um curso Interdisciplinar com possibilidade de aplicação em outras populações, como na deficiência física e/ou mental e nos cuidados paliativos. Há um constante incentivo ao empreendedorismo, à cidadania consciente e a participação em projetos sociais e voluntariado.

Cristiane Silva

Coordenadora CTeSP

O CTeSP  permitiu-me dar mais um passo no saber cuidar.
A minha necessidade em desenvolver mais conhecimentos referentes aos aspectos holísticos do Ser Humano foi satisfeita.
Graças aos conhecimentos obtidos, poderei futuramente aperfeiçoar as competências exigidas atualmente, na área dos cuidados a pessoas idosas e/ ou dependentes de cuidados prolongados.

Anabela Marques

Estudante 2º ano

sg-popup-id-9922 sg-popup-id-9924 sg-popup-id-9925 sg-popup-id-9932