O Projeto

O projeto Comunidades de Impacto — ESSSM é uma iniciativa da MEERU | Abrir Caminho, a acontecer na Escola Superior de Saúde de Santa Maria desde setembro de 2019. 

Com o objetivo de promover, através de atividades de sensibilização, educação e intervenção para Diálogo e Proximidade, a transformação de uma comunidade onde todos são agentes de transformação social, o projeto propõe-se a motivar o envolvimento e a participação de toda a comunidade escolar para a abordagem das questões da Interculturalidade e dos Direitos Humanos, através de uma metodologia inovadora com vista à capacitação e implementação de projetos de impacto social transformadores das comunidades e do meio que as envolve. O Comunidades de Impacto encontra-se, assim, alinhado com o Plano Estratégico da Escola, que realça a importância de contribuir para a formação de profissionais que respondam às necessidades de sociedades em constante evolução e o interesse em desenvolver projetos sociais com relevância, impacto e potencial inovador.

Atividades e Resultados

1. Semana de Acolhimento — ‘Qual o papel dos meus pares no meu processo de integração?’

Quando: 10 e 11 de setembro de 2019

Objetivo: Refletir e reconhecer o papel dos pares no processo de integração, fomentar a proximidade, o diálogo e a aceitação do outro enquanto dimensões humanas permanentes e indispensáveis ao desenvolvimento pessoal e à coexistência humana.

Resultados: Cerca de 80 participantes

previous arrownext arrow
Slider

2. Workshop — ‘Voluntariado: Aqui e Agora.’

Quando: 4 de outubro de 2019

Objetivo: Participar no Dia da Escola com uma atividade de promoção do voluntariado. Ser voluntário é ser e fazer-se disponível. Na escola, na associação cultural, na IPSS ou noutro país, tudo passa pela forma como nos damos ao bem comum e nos entregamos aos outros.

Resultados: 15 participantes

previous arrownext arrow
Slider

3. ‘ImpacTalks’

Quando: 12 de novembro de 2019

Objetivo: Evento de ativação do projeto Comunidades de Impacto na ESSSM, onde se pretendeu sensibilizar e inspirar a comunidade escolar à participação e intervenção, tomando como referência não só a realidade local mas também o mundo.

Resultados: Cerca de 60 participantes

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

4. Comunidade LAB

Quando: 20 de dezembro de 2019 e 27 de fevereiro de 2020

Objetivo: Refletir sobre desafios e oportunidades da ESSSM, promovendo a criatividade, o pensamento crítico, a cooperação e a colaboração como valores essenciais no processo de resolução de problemas.

Resultados: Cerca de 40 participantes no total

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

5. O Mundo num Concerto

Quando: 13 de fevereiro de 2020

Objetivo: Promover um momento informal que potencie uma relação de proximidade entre todos os membros da comunidade, estendendo a toda a comunidade escolar o diálogo em volta de tópicos como a interculturalidade e os Direitos Humanos.

Resultados: Cerca de 35 participantes

previous arrownext arrow
Slider

6. Para um Mundo de mais Mundos

Quando: de fevereiro a junho de 2020

Objetivo: Através de sessões temáticas de aprendizagem e de reflexão, o programa de capacitação procura desenvolver com os participantes não só conhecimentos, mas também competências socio emocionais, como o pensamento crítico e a escuta ativa, que lhes permitirão enfrentar os problemas globais e preparar o futuro enquanto cidadãos do mundo, conscientes e responsáveis por tudo perante todos. De fevereiro a junho de 2020, decorrerão, de forma presencial e online, Workshops de Interculturalidade, Sustentabilidade, Direitos Humanos e Cidadania, Questões de Género e Literacia para os Media, sendo que alguns deles foram desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Empreendedorismo.

Resultados: Ainda a decorrer. Até agora participaram cerca de 100 estudantes.


7. Make Sense Toolkit

Quando: abril de 2020

Objetivo: Na impossibilidade da realização do Bootcamp de Empreendedorismo por constrangimentos externos foi desenvolvido o “Make Sense Toolkit de Empreendedorismo”, para auxiliar os estudantes da Unidade Curricular de Empreendedorismo no desenvolvimento dos seus Projetos. O Toolkit é um Manual onde se encontra uma sistematização de conteúdos relevantes, recursos e ferramentas úteis e desafios para que os estudantes consigam desenhar o seuProjeto da melhor forma. A MEERU disponibilizou-se ainda a marcar Sessões Online de esclarecimento e acompanhamento dos Projetos.

Resultados: todos os alunos do 2º Ano de Enfermagem e do Curso TESP alcançados.


8. Do “Eu” para o “Nós”

Quando: 21 de abril de 2020

Objetivo: Sessão Online com os colaboradores da ESSSM. Refletir sobre a valorização do “Eu”, promovendo o autoconhecimento, e sobre os obstáculos à Cultura do “Nós”, discutindo estratégias para os ultrapassar. Refletir sobre o papel das emoções e da empatia na promoção da Cultura do “Nós”

Resultados: 19 participantes.

previous arrownext arrow
Slider

9.  ImpacTalks 2.0

Quando: 14 de maio de 2020

Objetivo: Criar comunidades significa falar sobre diálogo e proximidade em tempos que forçam a um reinventar destes conceitos. Surge assim este evento de envolvimento online para a comunidade escolar da Escola Superior de Saúde de Santa Maria e todos os que procuram espaços comuns de (re) construção a participar numa conversa sobre o desafio da Proximidade.

Resultados: em actualização