Para responder aos objetivos propostos pela nossa Instituição de Ensino Superior e do ORSIES, a ESSSM tem como principal intenção conseguir responder aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – propostos pela ONU na “Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável: Transformar o nosso Mundo”.
Os ODS foram concebidos para que existisse uma visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os diversos líderes mundiais e os seus povos. Este compromisso com os ODS, por parte dos 193 países, tem como ambição “Não deixar ninguém para trás” e são pensados em torno de 5 princípios: pessoas, planeta, prosperidade, parcerias e a paz.
Os ODS realçam a importância das interconexões entre as várias dimensões (social, económica e ambiental), bem como a necessidade de dar uma resposta aos objetivos como estando sempre interligados entre si.
Como tal, o meio académico, através do seu lugar privilegiado na sociedade, tem a capacidade de impulsionar junto das suas comunidades a inovação, o desenvolvimento económico e do bem-estar social. As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem um papel fundamental no cumprimento dos ODS e ao mesmo tempo podem beneficiar com os ODS. Assim, as Instituições de Ensino Superior, com o seu conhecimento e a sua pesquisa científica, proporcionam ideias inovadoras para os ODS, formam futuros responsáveis para a implementação dos ODS, servem de modelo sobre como apoiar, adotar e implementar os ODS nas diversas políticas, desenvolvendo lideranças transdisciplinares orientadoras dos princípios que são defendidos pelos ODS.
Por outro lado, as Instituições de Ensino Superior beneficiam do apoio dado aos ODS. Os benefícios poderão ser variados:
- Poderá demonstrar o impacto que têm na contribuição para o bem-estar a nível global e local;
- Ao oferecer formação nos ODS demonstrará a capacidade IES em se adaptar às mudanças;
- Permitirá que as instituições desenvolvam alianças com sócios internos e externos de forma a identificarem áreas de interesse que contribuam para a colaboração e a inovação;
- Dará a oportunidade de ter acesso a novas fontes de financiamento;
- E, por último, a adoção de um papel responsável tornando-se agentes de mudança que resolvem desafios globais.
As IES podem contribuir para os ODS com a sua pesquisa (sobre os ODS, com um trabalho inter e transdisciplinar, inovações e soluções, etc.), com a sua educação (criação de currículos de educação para o desenvolvimento sustentável, capacitação, capacidade de mobilizar os jovens), com a sua gestão e liderança social (demonstrando o seu compromisso perante a sociedade, promovendo o diálogo inter-sectorial e a participação no desenvolvimento de políticas e defesas dos ODS).