NOTA

A formação do curso introdutório 101 tem como propósito fornecer a base teórica ao nível do modelo DIR – “D” (Desenvolvimento), “I” (Diferenças Individuais) e “R” (Relação); e da técnica de Floortime.

O modelo DIR é uma abordagem baseada em evidências eficaz para promover o desenvolvimento humano. É uma abordagem respeitosa que permite que cada pessoa se desenvolva no contexto da sua identidade autêntica. Existem também revisões sistemáticas que apoiam a eficácia do DIRFloortime (Binns e Cardy, 2019; Boshoff, K. et al., 2020; Cheng, W.M. et al., 2022; Divya, K.Y., et al., 2023; Smith & Iadarola, 2015).


INFORMAÇÕES GERAIS

DATA E HORÁRIO

22 novembro | 15:00 – 19:00

23 novembro | 09:00 – 18:00

DURAÇÃO
12H

LOCAL
Escola Superior Saúde Santa Maria (ESSSM) | Porto

REGIME
Presencial

PROPINA

200€

Nota: 20€ para emissão de certificado ICDL

DESTINATÁRIOS

Terapeutas Ocupacionais | Terapeutas da Fala | Psicólogos | Psicomotricistas | Musicoterapeutas | Pediatras | Pedopsiquiatras | Enfermeiros (área de Pediatria) | Psicopedagogos | Professores | Educadores de Infância | Cuidadores


INSCRIÇÕES

Inscrição até dia 17 de novembro de 2024, sujeito a número mínimo de inscrições.


NO FINAL DO CURSO SERÁ CAPAZ DE

  1. Identificar pelo menos três características comuns da perturbação do espectro do autismo e outros desafios de relacionamento e comunicação.
  2. Identificar pelo menos quatro características principais das abordagens baseadas na relação.
  3. Descrever todas as 6 Capacidades de Desenvolvimento Emocional Funcional (FEDCs) no modelo DIR® e os desafios potenciais que as crianças enfrentam em cada capacidade.
  4. Descrever pelo menos três características de como as diferenças individuais (o “I” em DIR®), incluindo saúde, processamento sensorial e desafios regulatórios que podem impactar o desenvolvimento de uma criança.
  5. Identificar pelo menos três princípios-chave e estratégias básicas do Floortime.
  6. Descrever pelo menos três características de relacionamento e família no modelo DIR®.
  7. Descrever o papel essencial do “affect”, visto que está relacionado ao D, ao I e ao R.

Nota: Contudo, não habilita os participantes como praticantes/terapeutas DIR/Floortime (obrigatório pelo menos o nível 201 para exercer como profissional).


FORMADORES

Dr.ª Taciana Meireles

  • Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto;
  • Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014);
  • Especialista e Formadora no Modelo DIR / Floortime® pelo ICDL – International Council on Development and Learning.