O Dia Mundial da Alimentação assinala-se anualmente a 16 de outubro, pois foi nesse dia, em 1945, que foi fundada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião publica para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. 

Este ano, o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas Ações são o nosso Futuro”, afirmando a necessidade de alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional e melhorar o acesso a alimentos nutritivos por meio de sistemas alimentares sustentáveis. 

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria e o Projeto Por Mais Saúde associam-se, mais uma vez, a este evento salientando a importância de uma alimentação adequada e a necessidade de um bom estado nutricional como uma parte essencial da resposta à COVID-19. 

A alimentação saudável contribui para um sistema imunitário mais forte e para uma melhor recuperação em caso de ficarmos doentes. Para tal a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.  

O Joca e a Maria recomendam 5 passos para uma alimentação saudável em tempos de COVID-19:  

  1. Comer mais fruta e hortícolas. Coma, pelo menos, sopa de hortícolas ao almoço e jantar e 3 peças de fruta. Dentro do grupo das frutas e hortícolas opte por aqueles com maior durabilidade e os produtos congelados também podem ser uma boa opção, uma vez que as suas propriedades nutricionais são mantidas.  
  2.  Beber água ao longo do dia e sem açúcar. Manter um bom estado de hidratação é essencial, vá bebendo água ao longo do dia. Beba por dia 1,5 a 1,9L de água (8 copos de água).  
  3. Aproveitar para recuperar a presença do feijão, do grão e das ervilhas à mesa. Em tempos de muitos enlatados em casa, pode ser uma oportunidade para voltar a valorizar as leguminosas, que são fontes de fibra e vários nutrientes importantes.  
  4. Manter a rotina das refeições diárias, evitando snacks com excesso de açúcar e sal ao longo do dia. Que este período em que está mais por casa, não seja um estímulo ao consumo de alimentos com elevada densidade energética e baixo valor nutricional. Para os snacks escolha opções mais saudáveis. 
  5. Fazer uma alimentação completa, variada e equilibrada, seguindo os princípios da Roda dos Alimentos. 

#diamundialdaalimentacao#pormaissaude#jocaeamaria#esssm