PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIA, CATÁSTROFE E AÇÃO HUMANITÁRIA
APRESENTAÇÃO
Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado um aumento significativo da frequência e complexidade de eventos críticos, incluindo catástrofes naturais e crises humanitárias. Nestes contextos, a intervenção em saúde deixou de se centrar exclusivamente na fase aguda, passando a integrar a prevenção de complicações, reabilitação precoce, funcionalidade e reintegração. A fisioterapia assume, assim, um papel crescente e estratégico na resposta a emergências e catástrofes, contribuindo para a redução da morbilidade, incapacidade e tempo de recuperação. A evidência científica demonstra que a intervenção precoce da fisioterapia nestes contextos está associada a prevenção de complicações, redução do tempo de tratamento e melhoria da qualidade de vida pós-evento.
Adicionalmente, entidades como a World Confederation for Physical Therapy (atual World Physiotherapy) e a Ordem dos Fisioterapeutas, têm vindo a defender o reforço da formação específica em contextos de crise, reconhecendo lacunas na preparação dos fisioterapeutas para atuação em ambientes austeros, contextos de escassez de recursos cenários de elevada pressão e risco. A proposta formativa está alinhada com as estratégias da Organização das nações Unidas e as recomendações da Organização Mundial de Saúde.
DATA DE INÍCIO
24 setembro 2026
AULAS
Mais informações brevemente.
DURAÇÃO
O curso terá a duração de 8 meses, 216 horas de contacto, 30 ECTS.
DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se ao curso de Pós-Graduação Fisioterapia em Operações de Emergência, Catástrofe e Ação Humanitária:
- Titulares de grau de licenciado em Fisioterapia ou equivalente legal emitido por uma instituição portuguesa;
- Titulares de um grau académico superior em Fisioterapia estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo;
- c) Titulares de um grau académico superior em Fisioterapia estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho técnico-científico da escola;
Nota: O disposto nas alíneas b) e c) confere apenas o acesso ao curso de pós-graduação, não implicando a equivalência ao grau de licenciado nem o reconhecimento desse grau.
COORDENAÇÃO
Alexandre Silva
Contacto: alexandre.silva@santamariasaude.pt
PLANO DE ESTUDOS
CORPO DOCENTE
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Propinas, Taxas e Emolumentos
2026/2027
Candidatura: 45,00€
Propina Mensal: 8 mensalidades: 250,00€
Nota: O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato da matrícula.
Condições de Acesso
Licenciatura em Fisioterapia ou equivalente legal.






