PÓS-GRADUAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS
APRESENTAÇÃO
O desenvolvimento técnico-científico, a par das diversas medidas de desenvolvimento social, determinou importantes alterações na vida das sociedades modernas, particularmente na cultura ocidental. A esperança média de vida aumentou e o curso das doenças modificou-se. De uma forma geral, vive-se mais tempo, mas não necessariamente melhor. As doenças de carácter agudo e infecioso deram lugar às doenças crónicas, frequentemente associadas a múltiplas comorbilidades.
Nesta linha de pensamento, a Organização Mundial de Saúde apresenta os cuidados paliativos como uma estratégia prioritária no âmbito das políticas de saúde, recomendando uma abordagem sistematizada e programada.
Esta pós-graduação surge no alinhamento das recomendações propostas e, ainda, das recomendações da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, criada em Novembro de 2014 que, no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para o biénio 2017-2018, sustenta a necessidade de se desenvolverem no país cuidados paliativos especializados, acessíveis em todos os níveis de cuidados de saúde, focando a importância do investimento na investigação e formação, nomeadamente ao nível dos programas de formação pós-graduada de profissionais de saúde.
OBJETIVOS
- Compreender a importância dos valores, princípios e filosofia dos cuidados paliativos, aplicando-os ao nível da prática de cuidados, investigação e gestão dos cuidados.
- Desenvolver o sentido de reflexão ético-crítica e a tomada de decisão face a assuntos complexos frequentes em cuidados paliativos.
- Identificar os princípios basilares do controlo e monitorização de sintomas em cuidados paliativos.
- Adquirir e demonstrar competências na implementação de um plano de cuidados interdisciplinar, dirigido à pessoa em cuidados paliativos, bem como à sua família.
- Demonstrar competências no âmbito dos pilares de atuação em cuidados paliativos: comunicação, trabalho em equipa, controlo de sintomas e luto.
- Desenvolver competências de investigação orientadas para as especificidades e limites da investigação em cuidados paliativos.
ACREDITAÇÃO
DATA DE INÍCIO
Próxima edição: 26 de setembro 2025/2026.
AULAS
Sexta-feira à tarde e Sábado todo o dia.
DURAÇÃO
O curso terá a duração de 10 meses (60 ECTS).
REGIME DE FREQUÊNCIA
O curso decorre em regime à distância, de forma síncrona, estando previstas duas sessões presenciais.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de saúde detentores do grau de licenciado (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontólogos, e outras áreas afins).
REQUISITOS
Antes do início do curso os alunos são convidados a participarem numa sessão coletiva de treino em período de tempo pré-definido. Esta sessão visa a simulação de uma situação de aula por videoconferência e terá como objetivos:
- Dar orientações sobre equipamento (hardware e software) necessário para a frequência das aulas;
- Proceder ao download dos programas indicados;
- Testar as condições de emissão e receção de videoconferência.
FINANCIAMENTO
PARCERIA CIENTÍFICA

COORDENAÇÃO

Coordenadora
Contactos:
PLANO DE ESTUDOS

Conteúdos Programáticos:
Módulo I | Módulo II | Módulo III | Módulo IV | Módulo V | Módulo VI | Módulo VII | Módulo VIII | Módulo IX
CRONODIAGRAMA 2025/2026
CORPO DOCENTE
Consulta aqui.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Propinas, Taxas e Emolumentos
2024/2025 & 2025/2026
Candidatura: 40,00€ (não reembolsável)
Propina Mensal: (Valores definidos no edital de divulgação) Neste valor estão incluídas a matrícula e a documentação final.
Desconto: 20€ nas mensalidades a sócios da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (mediante submissão de declaração de sócio no ato da matrícula)
Nota: O pagamento da primeira mensalidade é efetuado no ato da matrícula.
Condições de Acesso
Profissionais de saúde detentores do grau de licenciado (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, gerontólogos, e outras áreas afins).
Documentos
“A pós-graduação em Cuidados Paliativos da ESS Santa Maria foi uma experiência profundamente transformadora. Mais do que um percurso académico, foi um caminho de crescimento pessoal e profissional, onde redescobri o verdadeiro sentido de cuidar. Cada unidade curricular, cada docente e cada partilha entre colegas contribuíram para um olhar mais humano, presente e compassivo sobre o sofrimento e o fim de vida. Aprendi que cuidar é também deixar-se tocar – é na fragilidade que se encontra a força. Esta formação reforçou em mim a certeza de que é possível cuidar com ciência, mas também – e sobretudo – com alma”.

Vanessa Ferreira
MGF, Equipa comunitária de cuidados paliativis de mirandela
“O desejo crescente de poder fazer diferença no cuidado de pessoas doentes que me são confiadas e se encontram em processo de fim de vida foi o trigger que me levou à frequência da Pós- graduação em Cuidados Paliativos. A escolha da Escola Superior de Saúde de Santa Maria teve por base o enorme respeito pelo trabalho desenvolvido por vários profissionais que lecionam este curso e com quem tive a privilégio de privar durante a minha, já longa, carreira como médica oncologista.
Foi um percurso exigente mas altamente enriquecedor, em que para além da aquisição de conhecimentos relacionados com a filosofia dos Cuidados paliativos, trabalho em equipa e controle de sintomas, pude evoluir no conhecimento da Ética relacional e adquirir competências de Comunicação que me fizeram crescer como Pessoa e valorizar, ainda mais a responsabilidade e beleza de acompanhar pessoas doentes em fim de vida.“

Luísa Viterbo
Enfermeira



