Aproveitando a chamada de atenção para o Dia Mundial Sem Tabaco, este ano com uma chamada de atenção especial para o Tabaco – Uma ameaça ao Desenvolvimento, vamos iniciar uma campanha de sensibilização para tornar a escola livre de fumo.
Compreende-se cada vez menos que uma Escola de Saúde não assuma coletivamente uma posição clara quanto a este flagelo responsável por inúmeras mortes e perda assinalável da qualidade de vida de tantas pessoas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca a importância de priorizar e controlar este problema como parte da sua resposta à Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030.
De acordo com os números da OMS, todos os anos, mais de 6 milhões de pessoas morrem devido ao tabagismo, um valor muito superior aos 4 milhões de mortes que eram contabilizados no início do século XXI.
Até 2030, matará mais 8 milhões de pessoas, se as campanhas de sensibilização não forem intensificadas.
Como forma de combater este flagelo, a agência especializada das Nações Unidas aponta para a importância de se tomarem medidas, como a proibição do marketing e da publicidade a cigarros, e a proibição de fumar em lugares públicos fechados e locais de trabalho, além de um aumento dos impostos e dos preços de produtos de tabaco.
Nunca é tarde para deixar de fumar, vale sempre a pena e tem muitos benefícios, tanto para a sua saúde, como a nível económico.
Cuide da sua saúde, não fume.