PREPARAÇÃO

Depois de confirmada a aceitação do estudante no Programa Erasmus da ESSSM, este deve trocar informações com a Instituição de Acolhimento sobre a data de chegada, alojamento (no caso de se candidatar a residências) e orientação (como chegar, quais os transportes existentes e onde deve dirigir-se quando chegar à Instituição de Acolhimento).
Antes de iniciar o período de mobilidade, o estudante deve reunir informação sobre o país, a cidade e a Instituição de Acolhimento, para que a mobilidade ocorra da melhor forma possível.

ALOJAMENTO

A Instituição de Acolhimento tem obrigação de apoiar os estudantes ERASMUS na procura de alojamento.
Cabe ao estudante dialogar diretamente com a Instituição de Acolhimento para se candidatar a alojamento. Regra geral, o estudante tem acesso, através da página da instituição a informação sobre as condições de alojamento, bem como a fichas de candidatura (no caso de existência de residências).


DURANTE A MOBILIDADE

Inscrição na Instituição de Acolhimento
Os Serviços de Apoio à Mobilidade da Instituição de Acolhimento devem informar o estudante sobre como proceder à sua inscrição nas UC’s que constam do Learning Agreement, previamente aprovado pela ESSSM e pela Instituição de Acolhimento.
A inscrição é obrigatória e deve cumprir as instruções e prazos indicados.
Devem, ainda ser fornecidas informações como: dados de acesso à internet e quem será o Coordenador Erasmus responsável pelo Plano de Estudos na Instituição de Acolhimento.

DECLARAÇÃO DE PRESENÇA

A Declaração de Presença é fornecida pelo GRIC da ESSSM antes da partida e corresponde à confirmação da estadia no estudante na Universidade de Acolhimento. O seu preenchimento, assinatura e reenvio ao GRIC da ESSSM é obrigatório. Esta assinatura deve ser solicitada nos Serviços de Apoio à Mobilidade da Instituição de Acolhimento.


ALTERAÇÕES AO LEARNING AGREEMENT

Nos casos em que houver necessidade de alterar o Learning Agreement original devido a circunstâncias não previstas (ex. sobreposição de horário, alterações do plano curricular,…) estas devem ser enviadas e aprovadas pelo GRIC da ESSSM.
O estudante dispõe de 30 dias para formalizar e finalizar o processo, desde a data de chegada à Instituição de Acolhimento.