O dia 8 de setembro foi instituído pela UNESCO como o Dia Mundial da Alfabetização (International Literacy Day) e o combate ao analfabetismo e à iliteracia dos adultos estão inscritos no 4.º Objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Desde 1967, as comemorações do Dia Internacional da Alfabetização acontecem anualmente em todo o mundo para lembrar o público da importância da alfabetização como questão de dignidade e direitos humanos e para avançar na agenda de alfabetização em direção a uma sociedade mais instruída e sustentável. Apesar dos progressos realizados, os desafios da alfabetização persistem, com pelo menos 773 milhões de adultos em todo o mundo que hoje não possuem habilidades básicas de alfabetização.
O Dia Internacional da Alfabetização de 2020 concentrará-se-há no ensino e aprendizagem da alfabetização na crise COVID-19 e além, com foco no papel dos educadores e na mudança de pedagogias. O tema destacará a aprendizagem da alfabetização numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida e, portanto, se concentrará principalmente em jovens e adultos.
A recente crise da Covid-19 serviu de lembrete para a brecha existente entre o discurso político e a realidade: uma brecha que já existia na era anterior à Covid-19 e está afetando negativamente a aprendizagem de jovens e adultos com pouca ou baixa alfabetização e, portanto, tendem a enfrentar múltiplas desvantagens.
Durante a Covid-19, em muitos países, os programas de alfabetização de adultos estavam ausentes nos planos iniciais de resposta à educação; portanto, a maioria dos programas de alfabetização de adultos existentes foi suspensa, com apenas alguns cursos continuando virtualmente, através da TV e rádio ou em espaços ao ar livre. Qual o impacto da crise da Covid-19 nos educadores de alfabetização de jovens e adultos e no ensino e aprendizagem? Quais são as lições aprendidas? Como podemos posicionar efetivamente a aprendizagem da alfabetização de jovens e adultos em respostas globais e nacionais e em estratégias para a fase de recuperação e construção de resiliência?
Ao explorar essas questões, o Dia Internacional da Alfabetização 2020 proporcionará uma oportunidade para refletir e discutir como pedagogias e metodologias de ensino inovadoras e eficazes podem ser usadas em programas de alfabetização de jovens e adultos para enfrentar a pandemia e além. O Dia também dará a oportunidade de analisar o papel dos educadores, bem como políticas, sistemas e medidas eficazes que possam apoiar os educadores e o aprendizado. Por meio de uma conferência virtual, a UNESCO iniciará uma discussão global coletiva para reimaginar o ensino e a aprendizagem de alfabetização de jovens e adultos na era pós-Covid-19 em direção à conquista dos ODS4.
Assista aqui à animação da UNESCO sobre As dez metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.
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