Segundo dados históricos, o pão começou a ser produzido há aproximadamente seis mil anos, por várias civilizações da Antiguidade. Esse pão era resultado de uma mistura seca, dura e amarga feita à base de farinha de trigo.

Atualmente o pão é constituído maioritariamente por farinha (como por exemplo de centeio, milho, trigo) água, levedura (Saccharomyces cerevisiae) e sal (atualmente, a lei determina um teor de 1,4 gramas de sal por 100 gramas de pão).
Para além destes ingredientes, o pão pode ainda conter outros ingredientes adicionados para melhorar o sabor, atribuir cor e/ou aumentar o prazo de validade…
O pão fornece hidratos de carbono, nutriente cuja principal função é fornecer energia às células do organismo, para as mais diversas atividades. É importante consumir alimentos fornecedores de hidratos de carbono ao longo do dia, principalmente antes da prática de atividade física.
Segundo um artigo de revisão conduzido para avaliar se os padrões alimentares que incluem pão estão ou não associados à obesidade e ao excesso de adiposidade abdominal, a diferente composição entre pão integral e pão branco demonstra resultados inconsistentes em relação à sua influência no peso corporal e na gordura abdominal. O ideal é, portanto, ingerir pão dentro do recomendado pela Roda dos alimentos Mediterrânica (http://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos-mediterranica/) e privilegiar o pão integral.
Um aspeto também importante relativamente a este alimento é o recheio que se coloca no mesmo. De forma a não desequilibrar a sua refeição, não descure do tipo de recheio que irá colocar no pão, privilegie as seguintes opções:

  • Fiambre de aves
  • Carnes brancas
  • Peixe
  • Queijo fatiado magro
  • Requeijão
  • Queijo fresco
  • Húmus (grão de bico, por exemplo)
  • Hortícolas (folha de alface, tomate, por exemplo)

Atualmente, dada a diversidade de pães existentes no mercado, torna-se difícil saber qual o tipo de pão adquirir, como tal, pode verificar na imagem 1 que os pães integrais (preferencialmente com cereais inteiros) são a opção a privilegiar pois possuem maiores teores de fibra na sua constituição, que para além de regular o trânsito intestinal, promovem a sensação de saciedade, permitindo o controlo do apetite ao longo do dia.

Imagem 1. Comparação entre diferentes tipos de pães

Maria Matos, Nutricionista Estagiária (2420 NE)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *