NOTA
O curso 201 tem como objetivo habilitar o formando a dominar as quatro primeiras capacidades básicas funcionais de desenvolvimento emocional com base na abordagem do modelo DIR/Floortime.
O modelo DIR é uma abordagem baseada em evidência científica eficaz para promover o desenvolvimento humano. É uma abordagem respeitosa que permite que cada pessoa, com o seu perfil único, desenvolva o seu máximo potencial, com base na relação. Vários estudos randomizados controlados foram publicados desde 2011, que identificaram melhorias estatisticamente significativas para crianças com autismo que utilizaram o DIR/Floortime em comparação com abordagens comportamentais tradicionais.
INFORMAÇÕES GERAIS
Data e Horário
6 a 11 maio | 09h00 – 18h00 | 48 horas
entre maio e setembro | 45 horas estudo autónomo
26 a 28 setembro | 09h00 – 19h00 | 27 horas
(Sujeito a confirmação)
Duração
120H
Local e Regime
Presencial
Escola Superior Saúde Santa Maria | Porto
PROPINA
1000€ (certificado ICDL incluído)
Inscrição até 31 de março: 500€ no ato de inscrição + 500€ até 30 DE ABRIL
DESTINATÁRIOS
Terapeutas Ocupacionais | Terapeutas da Fala | Psicólogos | Psicomotricistas | Musicoterapeutas | Pediatras | Pedopsiquiatras | Enfermeiros (área da Pediatria) | Piscopedagogos | Professores | Educadores de Infância
INSCRIÇÕES
Inscrição até dia 30 de Abril de 2024, com o mínimo de 15 e máximo de 20 inscritos.
DOCUMENTOS A SUBMETER
- Certificado de Habilitações (Educação/Saúde);
- Certificado de Conclusão DIRFloortime® 101*
*No caso de ter tirado o Curso 101 recentemente e ainda não estiver na posse do seu certificado de conclusão poderá enviar o Comprovativo de Aquisição do mesmo.
FORMADORES
Drª Patrícia Piacentini
- Especialização em Desenvolvimento Infantil
- Mestrado em Educação Especial pela Antioch University Santa Barbara (USA).
- Expert Training Leader no modelo DIR/Floortime pelo Interdisciplinary Council on Development and Learning (ICDL/USA).
- É responsável por levar o modelo DIR/Floortime para o Brasil, onde realiza vários cursos, palestras e avaliações sobre autismo e desenvolvimento infantil.
Dr.ª Taciana Meireles
- Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto.
- Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014).
- Especialista e Formadora no Modelo DIR / Floortime® pelo ICDL – International Council on Development and Learning.
NO FINAL DO CURSO VAIS SER CAPAZ DE
- Reconhecer as ideias centrais de cada uma das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional do Modelo DIRFloortime®.
- Descrever pelo menos três conceitos básicos específicos da disciplina relacionados às seguintes áreas: reatividade sensorial, desenvolvimento do processamento e planeamento motor, desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva e desenvolvimento visuo-espacial.
- Indicar pelo menos três formas de identificar as capacidades dos cuidadores e indivíduos, respeitando e promovendo seu direito à autodeterminação.
- Citar evidências científicas que apoiam a abordagem DIRFloortime®.
- Diferenciar a aquisição, restrições ou ausência das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional básicas em crianças ou indivíduos adultos, com ou sem dificuldades ao nível do desenvolvimento.
- Indicar pelo menos três perfis individuais exclusivos com todos os seguintes componentes: reatividade sensorial, desenvolvimento do processamento e planeamento motor, desenvolvimento da linguagem recetiva e expressiva e desenvolvimento visuo-espacial em crianças ou indivíduos adultos, com ou sem problemas no desenvolvimento.
- Identificar pelo menos três diferenças individuais que podem interferir ou facilitar a aquisição das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional.
- Identificar pelo menos três diferenças individuais que podem interferir ou facilitar a aquisição das quatro primeiras capacidades de desenvolvimento emocional funcional.
- Integrar e aplicar conceitos relevantes do DIR® por meio de competências em Floortime, através da sintonia do próprio affect com o indivíduo, apoiando a regulação, o envolvimento emocional, o prazer compartilhado, a reciprocidade e o pensamento complexo.
- Demonstrar a capacidade de seguir a liderança do indivíduo (com base em suas intenções, motivações e propósitos internos) aumentando gradualmente a duração e a complexidade dos círculos de comunicação por um período de tempo considerado apropriado para o cliente específico.
- Descrever pelo menos seis técnicas de Floortime que apoiam as interações de maneiras que consideram as diferenças individuais e levam a círculos de comunicação mais longos e complexos.
- Descrever suas próprias diferenças individuais e capacidades de desenvolvimento emocional funcional, incluindo estilos interativos preferidos e tendências sob stress (ou seja, o que os ajuda a manterem-se regulados).
- Demonstrar a capacidade de se envolver em reflexão pessoal, desencadeada por observação, discussões em grupo, avaliação pessoal, leituras e palestras, supervisão e outros meios, para ajustar e aprimorar continuamente sua compreensão do Modelo DIRFloortime® e sua aplicação em seu trabalho. – Exibir comportamentos éticos elevados e padrões de prática, incluindo o cumprimento dos requisitos de confidencialidade.