NOTA

Muitas pessoas com dificuldades ao nível da autonomia, famílias, cuidadores, algumas instituições como residências e centros hospitalares não conseguem suportar os custos decorrentes da aquisição e manutenção de produtos de apoio comercial, criando uma desigualdade e restrição de acesso que leva à diminuição da independência e autonomia das pessoas no desempenho das suas atividades de vida diária.

O curso breve “Tecnologias e Produtos de Apoio” tem como propósito promover a atualização de conhecimentos sobre os produtos de apoio (definições, classificação, tipologia) e a sua aplicação em diferentes áreas pelos terapeutas ocupacionais, assim como adquirir conhecimentos básicos sobre modelos de avaliação e ferramentas de medição de resultados em produtos de apoio.

INFORMAÇÕES

Data e horário

6 de dezembro

09h00 – 13h00; 14h00 – 18h00

Duração

8H

PROPINA

65€

DESTINATÁRIOS

Terapeutas Ocupacionais | Estudantes de Terapia Ocupacional

LOCAL

Escola Superior Saúde Santa Maria | Porto


INSCRIÇÕES

Inscrição até dia 29 de novembro de 2024, sujeito a número mínimo de inscritos.

ATÉ DIA 29 DE NOVEMBRO

FORMADORA

  • Atualmente é Professora Titular no Departamento de Ciências da Saúde da Universidade da Corunha (UDC), Membro do grupo de investigação TALIONIS e do Centro de Investigação TIC (CITIC).
  • Colabora com diferentes organizações sem fins lucrativos, entre as quais se destacam a Federação ASEM e a Federação Espanhola de Doenças Raras.

OBJETIVOS

  • Conhecer e determinar a importância das características do utilizador que devem ser consideradas no momento da prescrição/construção de um produto de apoio.
  • Aprender a gestão básica de ferramentas TIC para a intervenção e promoção da autonomia.
  • Promover a criatividade, a utilização de materiais reciclados e a construção de produtos de apoio personalizados e de baixo custo.
  • Partilhar experiências de investigação e intervenção em Terapia Ocupacional no domínio dos produtos de apoio.

PROGRAMA

  1. Conceitos gerais, características básicas dos produtos de apoio.
  2. Processo de avaliação: A medição de resultados aplicada aos produtos de apoio.
  3. Produtos de suporte de baixo custo.
  4. Possibilidades das Novas Tecnologias e a sua aplicação na Terapia Ocupacional.