Curso Introdutório | DIRFloortime® 101

Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM) vai realizar nos dias 15 e 16 de março o “Curso Introdutório: DIRFloortime® 101“.

A formação do curso introdutório 101 tem como propósito fornecer a base teórica ao nível do modelo DIR – “D” (Desenvolvimento), “I” (Diferenças Individuais) e “R” (Relação); e da técnica de Floortime.

O modelo DIR é uma abordagem baseada em evidências eficaz para promover o desenvolvimento humano. É uma abordagem respeitosa que permite que cada pessoa se desenvolva no contexto da sua identidade autêntica. Existem também revisões sistemáticas que apoiam a eficácia do DIRFloortime (Binns e Cardy, 2019; Boshoff, K. et al., 2020; Cheng, W.M. et al., 2022; Divya, K.Y., et al., 2023; Smith & Iadarola, 2015).

O Curso DIRFloortime® 101 não será o único que a ESSSM vai realizar! O próximo Curso DIRFloortime® 201 irá iniciar inscrições em breve. Se quiseres saber mais e prosseguir com os estudos deste modelo fique atento ao nosso website e redes sociais.


DATA E HORÁRIOS

Data e horário

15 março | 09:00 – 18:00

16 março | 09:00 – 13:00

Duração

12H

Local

Escola Superior Saúde Santa Maria | Porto


PROPINA

200€

Nota: 20€ para emissão de certificado ICDL

DESTINATÁRIOS

Terapeutas Ocupacionais | Terapeutas da Fala | Fisioterapeutas | Psicólogos | Psicomotricistas | Musicoterapeutas | Pediatras | Pedopsiquiatras | Enfermeiros (área de Pediatria) | Piscopedagogos | Professores | Educadores de Infância | Cuidadores |

INSCRIÇÕES

Inscrição até dia 8 de março de 2024, com o mínimo de 15 e máximo de 50 inscritos.

ATÉ DIA 8 DE MARÇO

FORMADORES

Dr.ª Taciana Meireles

  • Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto;
  • Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014)
  • Especialista e Formadora no Modelo DIR / Floortime® pelo ICDL – International Council on Development and Learning.

NO FINAL DO CURSO SERÁ CAPAZ DE

  1. Identificar pelo menos três características comuns da perturbação do espectro do autismo e outros desafios de relacionamento e comunicação.
  2. Identificar pelo menos quatro características principais das abordagens baseadas na relação.
  3. Descrever todas as 6 Capacidades de Desenvolvimento Emocional Funcional (FEDCs) no modelo DIR® e os desafios potenciais que as crianças enfrentam em cada capacidade.
  4. Descrever pelo menos três características de como as diferenças individuais (o “I” em DIR®), incluindo saúde, processamento sensorial e desafios regulatórios que podem impactar o desenvolvimento de uma criança.
  5. Identificar pelo menos três princípios-chave e estratégias básicas do Floortime.
  6. Descrever pelo menos três características de relacionamento e família no modelo DIR®.
  7. Descrever o papel essencial do “affect”, visto que está relacionado ao D, ao I e ao R.

Nota: Contudo, não habilita os participantes como praticantes/terapeutas DIR/Floortime (obrigatório pelo menos o nível 201 para exercer como profissional).