Semana Alimentação

A Semana Mundial da Amamentação (WBW) é uma campanha global para aumentar a consciencialização e incentivar ações sobre temas relacionados com a amamentação e realiza-se anualmente de 1 a 7 de agosto, em mais de 170 países.

Este ano concentrar-se-á no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e do seu povo. Tendo como slogan: Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável- Support breastfeeding for a healthier planet.

A escolha desta questão está relacionada mais uma vez com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda for Sustainable Development) que é um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza.

A amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas. O leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico, porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de poluição, embalagem ou desperdício.

A amamentação ideal é vital para a boa saúde e o bem-estar de toda a vida de mulheres e crianças.

A OMS e a UNICEF recomendam:

  • Início precoce da amamentação dentro de 1 hora após o nascimento.
  • Aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida.
  • Amamentação continuada até 2 anos de idade ou mais, com introdução de alimentos complementares (sólidos) nutricionalmente adequados e seguros aos 6 meses.

Saiba mais informações sobre esta iniciativa aqui.

#WBW2020 #SemanaMundialdaAmamentação