Saúde Mental em tempos de COVID-19 discutida em reunião ORSIES

A ESSSM esteve mais uma vez presente na reunião da ORSIES, desta vez o tema principal foi a Saúde Mental em tempos de COVID-19.

Na reunião estiveram presentes diversas Instituições do Ensino Superior (IES) que participaram ativamente na discussão sobre as Principais conclusões do Estudo do Hospital Júlio de Matos sobre saúde mental em tempos de coronavírus, apresentado pelo Dr. Henrique Prata Ribeiro – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, seguindo-se o tema da Visão dos gabinetes de apoio psicológico das IES, no qual foram apresentados os projetos que decorrem na Universidade de Coimbra, apresentado pela Drª Ana Melo do SASUC, e no Instituto Politécnico de Leiria, com a apresentação da Drª Graça Seco, SAPE.

A reunião contou ainda com a participação do Dr. José Caldas de Almeida que falou aos presentes sobre o tema “Saúde mental e jovens estudantes”. 

No final da reunião sublinhou-se a necessidade de reforçar-se as medidas de apoio à saúde mental dos estudantes, assim como todos os docentes, funcionários e colaboradores das IES, e apostar mais no acompanhamento psicológico especialmente considerando as consequências advindas da pandemia, do isolamento social e de todas as novas medidas que estão a mudar a vivência do ensino superior.