Em 1999, as Nações Unidas designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data está relacionada com a homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs tornaram-se um símbolo mundial de luta contra a violência que vitimiza as mulheres.

Este dia visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Assista aqui ao vídeo da campanha nacional #DitadosImpopulares, de prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, que visa desconstruir ditados populares enfatizando a ideia de que a violência não é um assunto do foro privado.

Pretende ainda, informar sobre os serviços da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica e vem apelar a que todas as pessoas, e não só as vítimas, que denunciem situações de violência doméstica às autoridades.

Violência doméstica é crime. Ligue 800 202 148

LINHA DE APOIO À VÍTIMA:

116 006 | Chamada gratuita | Dias úteis 09h-21h

#diainternacionalpelaeliminaçãodaviolênciacontramulheres | #ditadosimpopulares | #apav