O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (IDPWD) mantém sua convicção de que uma pessoa não é inerentemente “deficiente”. A deficiência NÃO é uma característica de uma pessoa. Dizemos que as pessoas têm problemas de saúde: alguns de nós precisam de cadeiras de rodas para se movimentar; outros precisam de cães guias; alguns de nós precisam de tecnologia assistencial, assim como outros precisam de óculos para ler; ou medicamentos para controlar a dor; ou um inalador para controlar a asma.

Todas as pessoas têm diferentes problemas de saúde em algum momento das suas vidas. A diferença é que na maioria das vezes o seu problema de saúde não o impede de “funcionar”, ser incluído ou participar da sua comunidade.

 

Este dia existe para garantir que as BARREIRAS ambientais e sociais sejam identificadas e para todos ajudarem a trabalharmos juntos para superá-las. Nunca erradicaremos problemas de saúde, mas, ao superar barreiras, erradicaremos a incapacidade.

O lema deste ano é:”O futuro é acessível” #futureisaccessible.

O FUTURO É ACESSÍVEL significa que todos devemos, juntos, olhar para um futuro em que as barreiras que impedem as pessoas deixam de existir. Prevemos um futuro em que as pessoas possam aceder a um prédio sem usar escadas; onde uma pessoa possa usar uma rampa para ir a uma praia; ou consiga um emprego sem medo de discriminação; ou ainda possa frequentar uma sala de aula convencional.

 

Trabalhar para um futuro acessível é responsabilidade de todos. Connosco, crie um futuro que exija que as pessoas não sejam excluídas por causa dos seus problemas de saúde. Denuncie barreiras onde quer que as veja e trabalhe connosco para superá-las.

Saiba mais sobre este dia aqui.

 

 

#diainternacionaldaspessoascomdeficiência #ofuturoéacessível #futureisaccessible