Hoje assinala-se o Dia Europeu da Saúde Oral, que tem como objetivo sensibilizar e motivar as comunidades e governos a tomar medidas para minimizar a incidência das doenças orais, nomeadamente a epidemia da cárie e doenças gengivais. As doenças orais estão entre as doenças crónicas mais comuns.

No mundo, 90% da população estão em risco de algum tipo de distúrbio, desde lesões de cárie a doenças periodontais e cancro oral.

 

Prevenção

Proteja sua saúde oral ao longo da vida.

Uma boca saudável é importante em todas as idades. Uma boca saudável, livre de doenças orais, pode ser mantida fazendo escolhas inteligentes quando se trata de higiene oral, dieta e outros hábitos de vida.

Pratique bons hábitos de higiene oral

Uma boa higiene oral é essencial para uma boca e corpo saudáveis. Bons hábitos de higiene oral aprendidos em criança ajudarão a alcançar uma saúde oral ideal ao longo da vida.

Sugestões para uma boa higiene oral:

  •  Escove por dois minutos duas vezes ao dia, usando uma escova de dentes manual ou elétrica e uma pasta de dente com flúor.
  • Em vez de enxaguar com água logo após a escovagem, cuspa qualquer excesso de creme dental.
  • Substitua a escova de dentes por uma nova a cada três meses.
  • Fio dental pelo menos uma vez por dia após a escovação.
  • Utilize elixir oral com flúor ou mastigue pastilha elástica sem açúcar após as refeições e lanches.
  • Quando a escovagem não for possível, limpe entre os dentes usando fio dental ou outros produtos de limpeza interdental para obter benefícios adicionais.
  • Use um protetor oral ao praticar desporto de contato.
  • Faça exames dentários regulares para detetar e tratar os primeiros sinais de doença oral.

 

Visite o dentista regularmente

Com visitas regulares ao dentista, os sinais de cárie dentária, doenças gengivais e outras condições orais podem ser detetados e tratados precocemente. Casos mais avançados podem exigir cuidados especializados.

#diaeuropeudasaúdeoral

#esssm

#aquisomosfelizes