Foi na passada sexta-feira, dia 4 de outubro, que se celebrou o Dia da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Dia de S. Francisco de Assis.

“Não basta ter começado, é preciso continuar”, frase dita pela Irmã Louise Mabille, a 1ª Irmã Superiora Geral das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que está agora afixada na entrada do Auditório.

O Dia iniciou-se pelas 10:00 com diversas atividades, jogos e demonstrações de alguns projetos afetos à ESSSM, como o Por Mais Saúde e o VINTAgeing + Felizes. Durante a manhã realizou-se ainda um Workshop de Voluntariado “Aqui e Agora” com a organização da Associação MEERU | Abrir Caminho. Fechamos a manhã com a atuação das tunas da ESSSM: a Pikatuna, tuna feminina, e a TESSSM, tuna masculina.

A tarde iniciou-se pelas 15:00 com a realização da habitual missa, e às 16:00 foi aberta a cerimónia pela Irmã Ludovina Ferraz (Irmã Superiora das FMNS) e pelo Prof. José Manuel Silva (Presidente do Conselho de Direção) .

Foi realizada a entrega de Prémios/Bolsas de mérito aos estudantes destacados:

  • Dra. Branca Maia Teixeira, da Câmara Municipal do Porto entregou a Bolsa Porto Conhecimento à estudante Sara Palha;
  • Fisioterapeuta Adérito Seixas, da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, entregou os Prémios de Mérito às estudantes Ema Pires, Maria Borja e Catarina Coelho;
  • Prof. José Manuel silva entregou a Bolsa de Mérito da DGES às diplomadas Ana Barros e Luísa Neves;
  • Dr. Nuno Vieira, do Santander, entregou as Bolsas de Mérito Santander à diplomada Rute Oliveira e à estudante Catarina Coelho.

De seguida, a Prof. Goreti Marques, coordenadora do curso de Licenciatura em Enfermagem, a Enf.ª Isabel Miranda, em representação da Ordem dos Enfermeiros e o Professor Doutor Rui Nunes, Provedor do Estudante, deixaram uma mensagem a todos os finalistas, antecedendo a entrega dos Diplomas aos finalistas da Licenciatura em Enfermagem.

No final a diplomada Carina Paixão preferiu algumas palavras em representação de todos os graduados.