COVID-19 Medidas de contingência adicionais

O Conselho de Direção analisou, mais uma vez, o impacto da epidemia em curso e das medidas já adotadas e ouviu os órgãos da escola sobre a necessidade de adotar ações mais robustas de contingência tendo decidido reforçá-las de acordo com as seguintes orientações:

  1. Todas as atividades de formação pós-graduada presenciais ficam suspensas até ao próximo dia 20 de Março, podendo decorrer na modalidade a distância.
  2. Relativamente às restantes atividades prosseguirão normalmente em todos os espaços escolares devendo ter-se em conta medidas adicionais de prevenção:
    1. Só os estudantes e docentes que tenham aulas ou atividades obrigatórias deverão entrar e permanecer na escola. Todos os outros devem tratar dos assuntos via telefone ou e-mail, excetuando-se apenas casos excecionais.
    2. Todos devem ter especial atenção a contactos fora da escola por forma a identificarem possíveis transmissores caso venham a ficar infetados.
    3. No espaço escolar, à primeira suspeita ou sintoma, devem alertar a receção da escola para serem encaminhados para o espaço de isolamento e avaliados.
    4. A lavagem e desinfeção das mãos deve ocorrer frequentemente e os contactos com a boca, olhos e nariz deve ser evitada. À entrada da escola todos devem desinfetar ou lavar as mãos as mãos.
    5. A distância de segurança deve ser respeitada e evitados contactos de grande proximidade e em grupos informais.
    6. A limpeza da escola será intensificada, nomeadamente a desinfeção dos puxadores das portas e outros acessórios de manuseamento frequente.
  3. Estas medidas causarão algum transtorno, mas são adotadas como medidas suscetíveis de evitarem o contágio e permitirem o não encerramento da escola.
  4. As coordenações de curso devem articular com os respetivos docentes e estudantes a adoção destas medidas e propor as ações mais adequadas para minorar os seus efeitos e limitar os prejuízos para os estudantes.
  5. O Conselho de Direção acompanha, em permanência, a situação e adotará as medidas que se vierem a considerar mais adequadas a cada momento.