Em Novembro a Biblioteca da Escola Superior de Saúde de Santa Maria vai promover a primeira sessão da atividade Biblioteca Humana, dando a conhecer 3 histórias de vida impressionantes.

Na Biblioteca Humana os “livros” são pessoas que voluntariamente partilham as suas histórias com os outros, como um serviço de empréstimo através de conversas particulares até 20 minutos, a grupos não maiores que 10 “leitores”.

Durante os “empréstimos”, o “leitor” pode ouvir e fazer perguntas.

Os “livros” que marcarão presença no dia 28 de novembro, às 17:00, são:

Autor: Ricardo Vidal

Título: Viver com Alma

Resumo: Ricardo Vidal é de Vila Nova de Gaia e aos 19 anos sofre um acidente de automóvel que provocou alterações visíveis no seu corpo e alterou a sua vida por completo. 55% do seu corpo apresentou queimaduras de 1.º ao 4.º grau e foi necessário submeter-se a algumas amputações. Hoje, com 30 anos, reconhece a dificuldade que as pessoas têm em lidar com a sua presença e por isso partilha a sua história para que conheçam a sua visão, o seu pensamento e para contribuir para a mudança que quer ver no Mundo. Está prestes a publicar o primeiro livro da sua autoria e vem partilhar connosco a sua experiência.
Conheça mais sobre o Ricardo em http://atitudeatitudo.pt/

Autor: Catarina Oliveira

Título: C Feliz

Resumo: Catarina Oliveira, uma linda mulher de 29 anos que aos 27 anos viu-se numa cadeira de rodas, por causa de uma inflamação na medula. Até hoje, os médicos não encontram explicação para o que aconteceu, e dizem mesmo, que pode ter sido uma reacção auto-imune do corpo. Mas mesmo assim, Catarina não desistiu de viver e até criou o canal do youtube C Feliz, que mostra que a cadeira não lhe levou a felicidade.

Autor: Maria Cândida Lopes

Título: Viver Serenamente

Resumo: Maria Cândida Lopes viveu toda a sua vida ligada às artes. Professora de Educação Visual e Tecnológica passava grande parte de seu tempo entre telas e tintas. Aos 70 anos, numa das idas ao Hospital para visitar um familiar que estava internado, viu a sua vida mudar completamente. Uma bactéria leva-a a coma induzido. Mais tarde confirmou-se ser uma doença meningocócica invasiva, e poucos eram os médicos a dar esperança de vida.
Tetra-amputada após duas intervenções cirúrgicas resultado dos efeitos secundários da sua situação, Maria Cândida nunca deixou a sua veia lutadora e energia positiva e hoje ainda nos brinda com a sua boa disposição.
Viver serenamente foi o título escolhido para o seu livro fictício pois é serenamente que reaprende a viver todos os dias e é mais uma vez entre telas, tintas e livros que recarrega energias.