1.º prémio dos Angelini University Award! 2019/2020 para a ESSSM

Os diplomados de Fisioterapia da ESSSM, Roberto Machado e Beatriz Miranda, conquistaram o 1.º prémio dos Angelini University Award! 2019/2020, uma iniciativa da Angelini Farmacêutica, que premeia o empreendedorismo de jovens universitários. O tema da edição deste ano foi “Menos Dor, Mais Vida”, tendo sido atribuídos dois prémios entre os 15 projetos semifinalistas. Os critérios para a seleção dos premiados foram a inovação, criatividade, metodologia, viabilidade de negócio e a qualidade de apresentação dos projetos e do relatório escrito.

O projeto agora premiado chama-se “Saúde sobre Rodas: um projeto social”. Consiste numa unidade móvel, que actuará num modelo holístico de prestação de cuidados de saúde, deslocando-se às regiões mais isoladas e desfavorecidas das cidades/ vilas, com o intuito de prestar serviços de fisioterapia (mais direcionado para a área da geriatria), classes de exercícios e outras atividades de integração social, que promovam o envelhecimento ativo e o bem-estar biopsicossocial. O sucesso deste projeto assentará primordialmente nas parcerias estabelecidas com as Câmaras Municipais/ Juntas de Freguesia, que pagarão parte dos serviços, pois a esmagadora maioria da população dessas regiões não teria a capacidade para suportar esses custos, sendo este um reflexo do contexto socioeconómico do país. Neste caso, as autarquias locais serão os clientes deste projeto funcionando como um meio para chegar aos consumidores deste serviço, os seus residentes. 

A ideia do projeto foi desenvolvida em contexto académico, pelos então estudantes Roberto Machado e Beatriz Miranda. Um projeto inicialmente pensado no âmbito da unidade curricular Empreendedorismo, Internacionalização e Inovação em Fisioterapia, sob tutoria do Prof. Pedro Sousa, que depois foi trabalhado pelo estudante Roberto Machado, no seu Projeto de Intervenção Profissional, sob orientação da Prof. Daniela Simões.

O vídeo da cerimónia de entrega de prémios pode ser visto aqui: https://youtu.be/H_6DtWjxEzU. Ao minuto 51:12 podem assistir à apresentação completa do projeto e às 2:19:08 à entrega do 1.º prémio.