A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto) vai promover o curso “Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica”, no formato de microcredencial com atribuição de 3 ECTS, destinado a enfermeiros, médicos e estudantes das áreas da saúde.
Este curso pretende capacitar os formandos para a abordagem clínica a pessoas com necessidade de suporte respiratório, explorando as diferentes opções de oxigenoterapia, ventilação não invasiva e invasiva, e proporcionando treino prático com recurso a simulação de alta-fidelidade.
DATAS E INSCRIÇÕES
Início: 9 de junho de 2025
Aulas online ao longo do mês de junho
Sessão prática presencial: 25 de junho de 2025
INFORMAÇÕES GERAIS
Nome do Curso: Oxigenoterapia e ventilação mecânica
Instituição Responsável: Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto)
ECTS: 3 ECTS
Carga Horária Total: 75 horas (17 horas componente teórica e 8 horas de componente prática e simulação)
Formato: Presencial e online
Público-Alvo: Enfermeiros, Médicos, Estudantes de Enfermagem e Estudantes de Medicina
Objetivos do Curso
- Compreender o impacto que os processos patológicos têm na vida da pessoa e família;
- Correlacionar exames complementares de diagnósticos e as intervenções associadas a cada diagnóstico;
- Demonstrar competências necessária à correta abordagem à pessoa com oxigenoterapia, ventilação não invasiva e ventilação invasiva;
- Capacitar para o correto e judicioso uso de dispositivos de oxigenoterapia, ventilação não invasiva e ventilação invasiva;
- Elaborar plano(s) de intervenção à pessoa em situação instabilidade e/ou risco de falência orgânica;
- Executar, em ambiente de simulação, os diferentes procedimentos técnicos.
Competências a Desenvolver
- Identifica as necessidades da pessoa e família assegurando a deteção precoce, estabilização, manutenção e a recuperação decorrentes de patologias agudas ou crónicas;
- Concebe e implementa planos de intervenção tendo como objetivo a vigilância, monitorização e terapêutica, prevenindo complicações e eventos adversos decorrentes da doença que careçam de meios de intervenção avançados;
- Avalia os resultados com base nas respostas da pessoa a vivenciar doença aguda ou crónica;
- Otimiza o ambiente e os processos terapêuticos na pessoa e família a vivenciar processos patológicos decorrente de doença.
Programa e Conteúdos Programáticos
Módulo I: Anatomofisiologia respiratória
Módulo II: Oxigenoterapia
– Baixo débito
– Alto débito
Módulo III: Via aérea avançada e Ventilação Mecânica
– Não Invasiva
– Dispositivos artificiais para ventilação mecânica
– Ventilação Mecânica Invasiva
Metodologia de Ensino e Avaliação
- Metodologia: Aulas teóricas e estudos de caso, práticas laboratoriais, simulação clínica
- Recursos Digitais Utilizados: Plataformas de e-learning
- Método de Avaliação: Avaliação contínua e prova escrita
Docentes e Colaboradores
Coordenador do Curso: Abílio Cardoso Teixeira
Equipa Docente: Abílio Cardoso Teixeira e Nélson Costa
Infraestruturas e Recursos Necessários
- Laboratórios
- Centros de simulação, com recurso a simulador de alta-fidelidade
- Equipamento para gravação
- Sala para debriefing
RESULTADOS
O formando deve ser capaz de identificar sinais e sintomas precoces de agravamento ou complicações em patologias agudas ou crónicas, atuando em consonância com a melhor evidência científica e competências técnicas, adequando o tratamento necessário à estabilização, manutenção e recuperação.
O profissional deve ser capaz de otimizar os processos terapêuticos para garantir a sua eficácia e eficiência, implementando protocolos e diretrizes, promovendo a melhoria contínua.
PROJETO
NORTE+SAÚDE | Transição Digital e Inovação do Ensino em Saúde
Impulso Mais Digital | Reforma e Modernização da Medicina
INVESTIMENTO RE-C06-I07 | 09/C06-i07/2024

