A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto) vai promover o curso “Oxigenoterapia e Ventilação Mecânica”, no formato de microcredencial com atribuição de 3 ECTS, destinado a enfermeiros, médicos e estudantes das áreas da saúde.

Este curso pretende capacitar os formandos para a abordagem clínica a pessoas com necessidade de suporte respiratório, explorando as diferentes opções de oxigenoterapia, ventilação não invasiva e invasiva, e proporcionando treino prático com recurso a simulação de alta-fidelidade.


DATAS E INSCRIÇÕES

Início: 9 de junho de 2025

Aulas online ao longo do mês de junho

Sessão prática presencial: 25 de junho de 2025

INFORMAÇÕES GERAIS

Nome do Curso: Oxigenoterapia e ventilação mecânica

Instituição Responsável: Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto)

ECTS: 3 ECTS

Carga Horária Total: 75 horas (17 horas componente teórica e 8 horas de componente prática e simulação)

Formato: Presencial e online 

Público-Alvo: Enfermeiros, Médicos, Estudantes de Enfermagem e Estudantes de Medicina

Objetivos do Curso

  1. Compreender o impacto que os processos patológicos têm na vida da pessoa e família;
  2. Correlacionar exames complementares de diagnósticos e as intervenções associadas a cada diagnóstico;
  3. Demonstrar competências necessária à correta abordagem à pessoa com oxigenoterapia, ventilação não invasiva e ventilação invasiva;
  4. Capacitar para o correto e judicioso uso de dispositivos de oxigenoterapia, ventilação não invasiva e ventilação invasiva;
  5. Elaborar plano(s) de intervenção à pessoa em situação instabilidade e/ou risco de falência orgânica;
  6. Executar, em ambiente de simulação, os diferentes procedimentos técnicos.

Competências a Desenvolver

  • Identifica as necessidades da pessoa e família assegurando a deteção precoce, estabilização, manutenção e a recuperação decorrentes de patologias agudas ou crónicas;
  • Concebe e implementa planos de intervenção tendo como objetivo a vigilância, monitorização e terapêutica, prevenindo complicações e eventos adversos decorrentes da doença que careçam de meios de intervenção avançados;
  • Avalia os resultados com base nas respostas da pessoa a vivenciar doença aguda ou crónica;
  • Otimiza o ambiente e os processos terapêuticos na pessoa e família a vivenciar processos patológicos decorrente de doença.

Programa e Conteúdos Programáticos

Módulo I: Anatomofisiologia respiratória
Módulo II: Oxigenoterapia
– Baixo débito
– Alto débito
Módulo III: Via aérea avançada e Ventilação Mecânica
– Não Invasiva
– Dispositivos artificiais para ventilação mecânica
– Ventilação Mecânica Invasiva 

Metodologia de Ensino e Avaliação

  • Metodologia: Aulas teóricas e estudos de caso, práticas laboratoriais, simulação clínica
  • Recursos Digitais Utilizados: Plataformas de e-learning
  • Método de Avaliação: Avaliação contínua e prova escrita

Docentes e Colaboradores

Coordenador do Curso: Abílio Cardoso Teixeira
Equipa Docente: Abílio Cardoso Teixeira e Nélson Costa

Infraestruturas e Recursos Necessários

  • Laboratórios
  • Centros de simulação, com recurso a simulador de alta-fidelidade
  • Equipamento para gravação
  • Sala para debriefing

RESULTADOS

O formando deve ser capaz de identificar sinais e sintomas precoces de agravamento ou complicações em patologias agudas ou crónicas, atuando em consonância com a melhor evidência científica e competências técnicas, adequando o tratamento necessário à estabilização, manutenção e recuperação.

O profissional deve ser capaz de otimizar os processos terapêuticos para garantir a sua eficácia e eficiência, implementando protocolos e diretrizes, promovendo a melhoria contínua.


PROJETO

NORTE+SAÚDE | Transição Digital e Inovação do Ensino em Saúde
Impulso Mais Digital | Reforma e Modernização da Medicina
INVESTIMENTO RE-C06-I07 | 09/C06-i07/2024