Professora Olga Ribeiro, docente da ESSSM e investigadora do CINTESIS, é coautora de 3 capítulos da obra intitulada: Reabilitação: Nômades em busca de sentido para o cuidado da pessoa com deficiência adquirida, da editora brasileira CRV:
Capítulo IX – A longa transição do cliente com AVC sustentada no referencial teórico de Meleis
Capítulo X – Centralidade no autocuidado da pessoa com tetraplegia à luz do referencial teórico de Orem
Capítulo XI – Olhares sobre os cuidados de Enfermagem à pessoa com paraplegia: Contributos do modelo de Callista Roy
Esta obra vai dar respostas e ajudar a entender os sentimentos das pessoas que, em algum momento da sua vida, poderão ser confrontadas com as situações mais diversas, onde se sentirão perdidas, desorientadas em busca de um caminho que as reapresente à felicidade, à esperança e à vontade de viver em plenitude. Contribui para a reconquista do seu papel, desde as primeiras fases da reabilitação, no seio da família, no trabalho e na sociedade, não obstante a diminuição da sua capacidade/autonomia em algum dos processos e enfrentamentos da deficiência adquirida.
Ajuda-os a se sentir cidadãos úteis, capazes, produtivos, envolvidos e integrados nos programas de reabilitação institucionais ou domiciliários de longo prazo, e no reconhecimento da importância de continuar desempenhando papel de protagonistas em quaisquer cenários e contextos que requeiram superações das sequelas neurológicas incapacitantes que os tornaram dependentes de cuidados.
Este processo pode ser simplificado pelos enfermeiros, em particular os de reabilitação, pela visão global e integradora que têm da pessoa com deficiência adquirida, pela valorização que fazem da capacidade e não da incapacidade, pelo conhecimento científico e pela competência técnica diferenciada que possuem. Capacitar para a autonomia nos autocuidados, para tomar decisões, e para que sejam capazes de reivindicar o seu papel de cidadão ativo e participativo na sociedade, eis o desafio da Enfermagem de Reabilitação.