GAApE presente no Workshop Gestão Emocional no Voluntariado da Rede Local de Voluntariado

A Santa Maria Health School, através do Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante (GAApE), participou no Workshop Gestão Emocional no Voluntariado promovido pela Rede Local de Voluntariado do Porto, que teve lugar no passado dia 19 de setembro de 2025, no Centro de Inovação Social do Porto – CIS Porto. Organizado pela Câmara Municipal do Porto, através da entidade promotora e dinamizadora desta ação, a Divisão Municipal de Gestão da Rede Social do Departamento Municipal de Coesão Social.

A ação foi dinamizada pela Pista Mágica, destinada a coordenadores/gestores de voluntariado e equipas técnicas das organizações, este Workshop teve como principal objetivo capacitar os participantes para a gestão dos desafios emocionais que surgem no contexto do voluntariado, potenciando o bem-estar individual e coletivo, bem como a eficácia das equipas.

O workshop foi estruturado em dois momentos complementares:

  • Gestão emocional pessoal e interpessoal, incluindo a reflexão sobre mitos e verdades da gestão emocional e a diferença entre emoções e comportamentos.
  • Partilha de experiências em círculo, possibilitando a troca entre os participantes com funções e contextos semelhantes.

Esta ação formativa destacou a importância da inteligência emocional como recurso central para uma liderança mais consciente e eficaz, capaz de integrar empatia, vulnerabilidade, responsabilidade pelo autocuidado e pelo cuidado para com o outro, valores essenciais na consolidação de equipas e projetos de voluntariado. Proporcionou ainda um espaço de reflexão conjunta e de construção de recursos práticos, essenciais para que coordenadores e equipas técnicas possam lidar com maior consciência e eficácia com os diversos desafios emocionais que emergem na prática do voluntariado.

A participação do GAApE neste Workshop reforça o seu compromisso com a promoção do voluntariado e da responsabilidade social, alinhando-se com a missão da Santa Maria Health School de formar profissionais de saúde conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.