Reuniões de trabalho e participação no III Simpósio Lusobrasileiro reforçam cooperação entre a Santa Maria Health School e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

A visita institucional da Santa Maria Health School (SMHS) à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) prosseguiu com um conjunto de reuniões de trabalho dedicadas ao fortalecimento da colaboração académica e científica entre as duas instituições.

Durante os encontros, foram apresentados dois projetos de destaque da SMHS: o CAPAGE – Promoting Academic and Professional Excellence in Health Care to Meet the Challenges of Aging in Sri Lanka e o ClinicalModelling, ambos financiados pelo programa Erasmus+.

O CAPAGE enfrenta o desafio do envelhecimento populacional no Sri Lanka — um dos países que mais rapidamente envelhece no Sul da Ásia — promovendo a modernização do ensino superior e da formação profissional em Healthy Aging & Geriatrics. O projeto pretende reforçar as competências dos profissionais de saúde que trabalham com pessoas idosas, através de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, alinhada com os padrões europeus e as prioridades nacionais em saúde. Entre os seus objetivos, destacam-se a criação de uma rede académica e científica sobre envelhecimento, o incentivo à investigação e internacionalização e a sensibilização para o envelhecimento ativo.

Já o ClinicalModelling propõe uma abordagem inovadora de telementoria e vídeo-modelação, destinada a reforçar as competências de cirurgiões, enfermeiros de bloco operatório e estudantes em procedimentos técnicos e cirúrgicos. Este projeto reúne nove organizações de Portugal, Espanha, Polónia e Eslovénia, incluindo instituições de ensino superior, hospitais e empresas do setor da saúde.

O ClinicalModelling voltou a estar em destaque no primeiro dia do III Simpósio Lusobrasileiro, realizado a 23 de outubro, durante a Mesa Redonda 1, intitulada “Formação Profissional em Saúde em contextos interculturais – desafios contemporâneos”. O Professor Abílio Teixeira representou a SMHS nesta sessão, que contou também com as Professoras Maria Clara Salomão e Silva Guimarães e Larissa Viana Almeida de Lieberenz, da FCMMG.

Na Mesa Redonda 2, sob o tema “Saúde Mental no Ensino Superior: experiências de apoio psicológico e psicopedagógico em Portugal e no Brasil”, o Dr. Emanuel António Dias, Psicólogo do GAAPE, representou a SMHS, ao lado das Professoras Tatiane Dias Bacelar e Marina da Cunha Pinto Colares, da FCMMG. Nesta apresentação o GAApE teve oportunidade de demonstrar a importância de uma abordagem multinível para uma transição e vivência do ensino superior mais ajustada e saudável, sendo também apresentadas as diversas atividades desenvolvidas pelo GAApE nos últimos anos letivos.

Estas iniciativas reforçam o compromisso conjunto entre Portugal e o Brasil na inovação pedagógica, na interculturalidade e na promoção da saúde mental no ensino superior, pilares fundamentais para a formação de profissionais de saúde do futuro.