GAApE presente na conferência Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: da infância à idade adulta

Na sequência da campanha Janeiro Branco: Mês de Conscientização sobre a Saúde Mental, que tem como objetivo dar a conhecer a importância da saúde mental e emocional da população, no dia 18 de janeiro, o Gabinete de Atendimento e Apoio ao Estudante (GAApE) participou na conferência: Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: da infância à idade adulta.

O presente evento proporcionou a troca de experiências e de conhecimentos teórico-práticos entre profissionais de saúde e familiares sobre os desafios emocionais, comportamentais, sociais e de aprendizagem associados ao diagnóstico de Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA). A evidência científica esplanada no evento, revelou que a PHDA é uma das Perturbações do Neurodesenvolvimento mais frequente e diagnosticada na infância. A PHDA implica a desatenção e/ou a hiperatividade de uma forma mais acentuada e crítica nas crianças causando um impacto significativo no rendimento escolar condicionando o futuro rendimento académico, no contexto familiar, social, laboral e/ou intrapessoal.

Com o aumento da prevalência de diagnóstico de PHDA na idade adulta, esta condição apresenta-se como um desafio com inúmeras implicações para a saúde pública por conta da complexidade de diagnóstico e da sua relevância clínica. Neste âmbito, a participação dos profissionais de Psicologia do GAApE revelou-se relevante e imprescindível para prestar o apoio necessário aos/às estudantes com Necessidades Educativas Específicas.

O GAApE e a ESSSM congratulam a Clínica Pronunciar e a Câmara Municipal de Espinho pela primeira conferência de um Ciclo de Conferências Saúde e Educação dada a sua relevância, importância e pertinência na atualização de conhecimentos teórico-práticos na área do Neurodesenvolvimento para os profissionais da Psicologia e da Educação.