No passado dia 17 de outubro decorreu, no Vaticano, a 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se irá realizar até ao dia 28 de outubro, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Atendendo a que este Sínodo é dedicado aos Jovens, além dos representantes dos Episcopados Católicos, especialistas e convidados, marcam presença 34 jovens, com idades entre os 18 e os 29 anos para ajudar a Igreja nas reflexões e conclusões deste encontro.

O Cardeal Gérald Cyprien Lacroix, membro da Comissão para a redação do documento final do Sínodo afirmou que: “É preciso ganhar novamente a estima, a confiança dos jovens. É preciso falar diretamente aos jovens. E nós deveríamos reconhecer as nossas faltas. A conversão é importante, porque na falta de uma conversão verdadeira, estas são palavras vazias. Somente o testemunho verdadeiro pode funcionar”.

Por outro lado, o Cardeal Désiré Tsarahazana, Arcebispo em Madagascar aponta: “Precisamos ouvir os jovens, amá-los e ter interesse nas suas vidas. Só assim começarão a confiar na Igreja”.

Neste momento o Sínodo, que começou no passado dia 3 de outubro, entrou na segunda fase dos trabalhos, depois de uma semana marcada pelo debate sobre: Família, sexualidade, migrações e educação.

*Acompanhe nas nossas Páginas oficiais o desenvolvimento dos trabalhos e conclusões deste Sínodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *