A desertificação é o resultado de um ciclo de degradação da terra, transformando solos outrora férteis em terras estéreis, como consequência da exploração excessiva por agricultura intensiva, exploração florestal para combustível e madeira e sobre pastoreio. Assim, a desertificação não se refere especificamente a áreas desérticas, nem a terras áridas, mas às consequências do uso excessivo dos recursos da Terra.

Da comida que comemos, das roupas que vestimos e das casas em que vivemos – tudo decorre de recursos da terra.

A desertificação é um fenómeno global, afetando a subsistência de 900 milhões de pessoas nos cinco continentes e representando um terço das ameaças mundiais à biodiversidade. Requer atenção global.

O Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação de 2019 (WDCD) marca o 25.º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). Sob o lema “Vamos fazer o futuro crescer em conjunto”, o dia celebra os progressos realizados ao longo de 25 anos, por países e por pessoas, na gestão sustentável dos solos. É, também, uma oportunidade para projetar os próximos 25 anos, durante os quais se deseja atingir a neutralidade na degradação dos solos e, assim, alcançar a meta 15.3 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O WDCD é celebrado todos os anos com o objetivo de promover a consciencialização pública relativamente aos esforços internacionais no combate à desertificação. O dia é um momento único para lembrar todos que a neutralidade da degradação dos solos é alcançável, com forte vontade em resolver os problemas e o envolvimento da comunidade e cooperação a todos os níveis.

Mais informações aqui.

#DiaMundialdeCombateàSecaeàDesertificação