É consensual que se deve privilegiar a ingestão de alimentos sazonais produzidos localmente. Para além do preço ser mais económico, os alimentos da época apresentam melhores características organoléticas, tais como o sabor e a textura, pois foram colhidos no momento em que atingiram o seu nível de crescimento e maturação. Este tipo de alimentos  contém, também, maior teor de vitaminas e minerais necessários para o organismo na estação do ano em específico. Por exemplo, num estudo efetuado no Japão verificou-se que o conteúdo de carotenos era reduzido em ¼ em brócolos e em mais de metade em cenouras produzidas fora da época. 
A preferência pelo consumo de alimentos da época também apresenta benefícios para o meio ambiente, respeitando os recursos naturais e diminuindo a poluição do meio ambiente. Por exemplo, alimentos importados de locais distantes, necessitam de meios de transporte que por sua vez contribuem para a poluição.
Desta forma, o presente artigo informativo pretende realçar as características nutricionais de alguns alimentos da época do outono. 

Romã
A romã, cuja sua época se inicia no final de setembro e vai até inícios de dezembro, é um fruto nutricionalmente  interessante. Na sua constituição destaca-se o seu teor em antioxidantes, nomeadamente antocianinas e taninos, que previnem o organismo contra a ação de radicais livres. Desempenhando um papel importante na prevenção de algumas doenças crónicas, tais como o cancro e doenças cardiovasculares. A romã apresenta baixo valor energético, cerca de 50 kcal por 100g, sendo ainda fonte de fibra e rica em vitaminas e minerais, tais como vitamina A, caroteno, vitamina C, folato, potássio, fósforo, cálcio e magnésio. A romã é um fruto que por vezes é dificilmente consumido dada a sua resistente casca, pelo que pode consultar o presente vídeo para aprender algumas técnicas (https://www.youtube.com/watch?v=znJgWpk71ZQ).

Castanha 
Fruto fornecedor de hidratos de carbono, também contém fibra, o que permite controlar o apetite e regular o funcionamento dos intestinos. Este fruto apresenta ainda antioxidantes, vitaminas e minerais na sua constituição, dentro dos quais se destaca a presença de vitamina A, caroteno, vitamina C, magnésio, potássio e fósforo. 

Por exemplo, 10 castanhas fornecem 179 kcal, 2 g de gordura e metade da dose diária recomendada de vitamina C. Este alimento é bastante versátil, podendo ser consumido assado, cozido e até cru.

Abóbora
A abóbora é um hortícola com um reduzido valor energético (11 Kcal/100g). Contudo, apresenta um interessante conteúdo nutricional, nomeadamente carotenoides, substâncias responsáveis pela sua cor laranja/amarela. O β-caroteno é o pigmento principal neste alimento e apresenta como particularidade a conversão parcial em vitamina A no organismo.
Este hortícola também fornece micronutrientes tais como vitamina C, folatos, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.
Referências bibliográficas
• Faber M, Laubscher R. Seasonal availability and dietary intake of β-carotene-rich vegetables and fruit of 2-year-old to 5-year-old children in a rural South African setting growing these crops at household level. Int J Food Sci Nutr. 2008;59(1):46-60.
• Nutrimento. Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável; citado a 24 de setembro de 2018]. Nutrimento sazonal. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/roma-nutrimento-sazonal/
• Nutrimento. Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável; citado a 24 de setembro de 2018]. Nutrimento sazonal. Disponível em: https://nutrimento.pt/noticias/castanha-nutrimento-sazonal/
• Nutrimento. Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável; citado a 24 de setembro de 2018]. Nutrimento sazonal. https://nutrimento.pt/noticias/abobora-nutrimento-sazonal/
• Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge Centro de Segurança Alimentar e Nutrição. 2007  
Maria Matos, Nutricionista Estagiária (2420 NE)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *