O sarampo é uma doença altamente contagiosa. No contexto do surto de sarampo no Centro Hospitalar do Porto (CHP) e como medida de contenção de novos casos em alunos em estágio no CHP, a Direção Geral de Saúde (DGS) faz um apelo à população para o reforço da vacinação nos adultos.
A não vacinação pode provocar doença grave, em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir, mas com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso.

Segundo o comunicado da Direção Geral da Saúde, “até às 19 horas do dia 15 de março de 2018 foram reportados, na Região Norte, 51 casos suspeitos de sarampo dos quais 45 têm ligação laboral ao Hospital de Santo António, no Porto. Dos 51 casos reportados, 21 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 9 foram infirmados; os restantes casos aguardam resultado laboratorial; Todos os casos são adultos, estando 5 internados em situação clínica estável”.

As últimas estatísticas apontam, que em 2017, em 50 países europeus entre 20 mil infetados houve 35 mortes, uma delas em Portugal.

Para evitar o sarampo, vacine-se!
Informe-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *