A 5 de novembro celebra-se o Dia do Cuidador, numa homenagem a todos aqueles que se dedicam aos que não podem cuidar de si próprios e na procura por uma consciencialização social da sua importância.

Estima-se que em Portugal são quase dois milhões de pessoas dependentes e a precisar de ajuda de um cuidador, sobretudo séniores, uma vez que cerca de 20% da população portuguesa tem mais de 65 anos de idade.

Nos últimos tempos tem-se sentido nos grupos sociais uma mobilização para a criação do Estatuto do Cuidador Informal. Esta mobilização culminou esta segunda-feira com a mensagem do Presidente da República, que quis renovar o seu apoio à criação do Estatuto do Cuidador Informal, apelando a que “se faça mais, vencendo preconceitos e obstáculos institucionais”. “É uma causa que sei ser de todos. É uma causa que merece o esforço de todos”, afirma.

E por merecer o esforço de todos, Saúde Santa Maria, reforçou o seu apoio e celebrou esta data numa parceria com a Associação Caregivers Portugal, promovendo a realização da Conferência Cuidadores para o Futuro visando dar um contributo significativo para a formulação de um novo perfil de cuidadores que o futuro exige e que as sociedades não vão poder dispensar.