Catarina Soares, estudante da ESSSM, escolheu voar, tornou o seu “sonho realidade” e apresenta-nos a aplicação “CareToCare”.
Foi no âmbito do evento Talk a Bit, que a aplicação “CareToCare” foi oficialmente apresentada, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Mais de 100 pessoas ouviram a Catarina, uma das responsáveis pelo projeto, que apresentou a aplicação e deu a conhecer a origem, o processo de desenvolvimento e maturação até ao resultado final.
Sabe como surgiu e em que consiste a aplicação?
Surgida no âmbito do trabalho nas aulas de Empreendedorismo, Unidade Curricular coordenada pelo Professor José Manuel Silva e lecionada pelas Docentes Cristiane Silva e Marina Caldas Machado, inicialmente o projeto foi desenhado para requisitar serviços de babysitter.
Contudo e durante a participação na 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores, o contacto com os júris levou a que Catarina Soares e a Professora Marina Caldas Machado constatassem que o mercado da CareToCare poderia não ter crescimento.
Foi então que durante três dias reinventaram todo o conceito e adaptaram o seu trabalho, surgindo assim uma nova ideia. O constante contacto com o mercado facilitou a validação neste, pelo que o resultado instantâneo foi a conquista de 3 prémios na 1ª Mostra Nacional de Jovens Empreendedores.
Fique a saber mais aqui.
Tendo em mãos o processo de redesenhar o projeto e ajustar os pormenores para o novo serviço e público-alvo, o período de incubação na Fundação da Juventude, um dos prémios conquistados, revelou-se uma mais valia.
O segundo grande passo para a CareToCare foi a integração no programa Coding for Social Impact, entre muitos dos projetos que estavam em competição.
Este permitiu dar corpo ao projeto, visto que passaram a “ter uma equipa a desenvolver a aplicação”.
Segundo Marina Caldas Machado, “toda aplicação foi pensada para dar resposta rápida e instantânea ao utilizador”, a sua filosofia foi pensada “em tornar o processo simples, mas com segurança quer para o cliente/utilizador quer para o prestador de serviços/profissional de saúde”.
“Foram longos meses e nem sempre foi fácil”, para Catarina, contudo com persistência, esforço, dedicação e motivação foi possível construir um caminho de sucesso e desenvolver um projeto inovador.
O projeto foi também apresentado na ESSSM, no Seminário “Contributos de Enfermagem no Envelhecimento e Saúde Mental. Que caminhos a percorrer?”.
Parabéns Catarina e CareToCare!
Já segues a CareToCare no Facebook? Se não, clica aqui.