A Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto) vai promover o curso “Tecnologia e Inovação aplicada ao envelhecimento: Inteligência Artificial e Envelhecimento ativo”, no formato de microcredencial com atribuição de 3 ECTS, exclusiva para profissionais de saúde.
Este curso pretende promover a compreensão crítica e prática do envelhecimento ativo no contexto contemporâneo, explorando o impacto das novas tecnologias e da inteligência artificial (IA) na saúde.
#Construir o Futuro
DATAS E INSCRIÇÕES
Início: 20 abril 2026
Formato: Híbrido (assíncrono+presencial)
Frequência: 16 horas teóricas assíncronas (plataforma de e-learning)
8 horas de sessão prática
48 horas de trabalho autónomo
INFORMAÇÕES GERAIS
Nome do Curso: Tecnologia e Inovação aplicada ao envelhecimento: Inteligência Artificial e Envelhecimento ativo
Instituição Responsável: Santa Maria Health School – Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto)
ECTS: 3 ECTS
Carga Horária Total: 72 horas
Formato: Híbrido (assíncrono+presencial)
Público-Alvo: profissionais de saúde
Objetivos do Curso
- Identificar e discutir criticamente o conceito de envelhecimento ativo.
- Compreender os princípios éticos associados à utilização da inteligência artificial, na saúde e no cuidado à pessoa idosa.
- Identificar e exemplificar áreas de aplicação da inteligência artificial na saúde.
- Refletir sobre o impacto da inteligência artificial na saúde sob a perspetiva de diferentes utilizadores.
- Avaliar criticamente as vantagens, os riscos e as implicações éticas da integração de tecnologias emergentes na prática clínica e no quotidiano da pessoa idosa.
Competências a Desenvolver
- Compreender os conceitos de envelhecimento ativo;
- Identificar as principais tendências e aplicações da inteligência artificial (IA) no setor da saúde e no apoio à autonomia das pessoas idosas.
- Avaliar o potencial contributo e os riscos associados ao uso da IA na promoção da qualidade de vida e do bem-estar.
- Reconhecer ferramentas e plataformas de IA com relevância para a prática clínica e para a gestão de cuidados.
- Aplicar princípios básicos de literacia digital e tecnológica na comunicação e no acompanhamento de pessoas idosas em contextos de saúde ou bem-estar.
- Integrar o uso ético e responsável da IA em contextos profissionais, respeitando princípios de confidencialidade, privacidade e consentimento informado.
Programa e Conteúdos Programáticos
Módulo I: Envelhecimento ativo
Módulo II: “Viver até aos 100 anos” como estudo de caso
Módulo III: Ética no uso da Inteligência Artificial
Módulo IV: Inteligência Artificial e Novas Tecnologias
Módulo V: A ótica do utilizador
Módulo VI: Sessão prática
Metodologia de Ensino e Avaliação
- Metodologia: Aulas teóricas assíncronas e aula prática presencial
- Recursos Digitais Utilizados: Plataformas de e-learning
- Método de Avaliação: Avaliação contínua e sessão prática (Presença Obrigatória)
Docentes e Colaboradores
Coordenador do Curso: Goreti Marques
Equipa Docente: Goreti Marques, Abílio Cardoso, Ana Maria Almeida
Infraestruturas e Recursos Necessários
- Sala de aula equipada com computador, projetor multimédia e ligação à internet.
- Espaço com possibilidade de organização em pequenos grupos de trabalho.
- Computadores portáteis ou dispositivos móveis com acesso à internet para utilização pelos estudantes.
- Acesso a ferramentas digitais e aplicações de Inteligência Artificial para fins pedagógicos.
- Plataforma digital de apoio à aprendizagem para disponibilização de materiais.
- Sistema de som e projeção para visualização de conteúdos multimédia.
RESULTADOS
Este curso pretende capacitar profissionais de saúde para uma participação crítica e informada na integração da inteligência artificial no contexto do envelhecimento ativo. Espera-se que o curso favoreça o desenvolvimento de competências que reforcem a literacia digital, a reflexão ética e a utilização responsável da IA em saúde.
PROJETO
NORTE+SAÚDE | Transição Digital e Inovação do Ensino em Saúde
Impulso Mais Digital | Reforma e Modernização da Medicina
INVESTIMENTO RE-C06-I07 | 09/C06-i07/2024



