Pela vacinação dos estudantes estagiários na área da saúde

Na semana passada a APESP – Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado divulgou um comunicado expondo os problemas que iriam causar os cancelamentos dos estágios dos estudantes na área da saúde. Felizmente, houve um revés da situação e parece que aqueles cancelamentos deixaram de ocorrer.

No entanto, na mesma altura, reforçámos outro aspeto muito importante, que se prende com a necessidade de todos os estudantes estagiários serem vacinados em igualdade de circunstâncias com os profissionais de saúde nos locais onde se encontram.

Este assunto parece não ter tido repercussão e, no entanto, ganha ainda mais atualidade quando assistimos à adulteração dos critérios de vacinação com justificações absurdas.

Os estudantes estagiários estão tão expostos à COVID-19 como os profissionais de saúde e não há qualquer razão para que não sejam considerados “na linha da frente”.

É tempo de questionar e obter respostas,  estão em jogo milhares de estagiários de que o país carece como profissionais.

Não há nenhuma razão para que aqueles estudantes não tenham sido incluídos na primeira prioridade e era importante perceber que razões podem justificar que ainda não o tenham sido.

A saúde de todos aqueles que estão na linha da frente no combate à pandemia deve, neste momento, ser considerado um desígnio nacional, e não há qualquer motivo válido para que a proteção da saúde dos estudantes que estão a trabalhar nas unidades de saúde não seja equiparada à de todos os restantes profissionais de saúde.

 APESP