Estudantes de Enfermagem da ESSSM frequentam Tertúlia Científica “Refletir a Prática I Planear o Futuro”

No dia 11 de outubro, no Auditório Municipal de Vila do Conde, docentes e estudantes do quarto ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem estiveram presentes na Tertúlia Científica “Refletir a Prática I Planear o Futuro”, dinamizada pelo Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, com o patrocínio científico da Ordem dos Enfermeiros.

Em formato de tertúlia, discutiu-se a literacia em saúde, a sobrecarga dos Serviços de Urgências e estratégias para a mitigar, analisou-se o funcionamento atual das vias verdes e possível otimização das mesmas e dos meios disponíveis, estratégias para gestão da dor em pediatria e quais os desafios e medidas promotoras do bem-estar dos Enfermeiros do Serviço de Urgência.

Principais conclusões

  • É importante o aumento da literacia em saúde e da literacia científica; isto, conjuntamente com uma adequada articulação e otimização dos meios entre os diferentes prestadores de cuidados de saúde poderá ser uma estratégia eficaz para reduzir as idas ao SU e, assim, potenciar os recursos disponíveis, nomeadamente humanos.
  • Relativamente aos meios, apesar de alguns meios técnicos serem cada vez mais usados e eficazes no diagnóstico atempado de situações que coloquem em risco a vida do doente, é importante que tal seja acompanhado de formação adequada.
  • A formação, o uso de uma Prática Baseada na Evidência, a otimização dos recursos, a redução da sobrecarga de trabalho poderão ser estratégias com efeito direto ou indireto na satisfação, bem-estar e comprometimento dos profissionais.