ESSSM e o Projeto GivingCare – empowering caregivers em Bruxelas

Esta é a “foto de família” da última ação pública do projeto GivingCare – empowering caregivers que, em tradução livre, é mais ou menos Cuidar – capacitar cuidadores.

A Escola Superior de Saúde Santa Maria coordenou uma extensa equipa internacional, baseada na nossa escola e integrada também por colaboradores da Associação Nacional de Neuromusculares, Filmes da Mente, universidades da Corunha (Espanha), Cracóvia (Polónia) e Jaguelónia (Eslovénia) e EUROCARES, que é a maior associação de cuidadores familiares/informais da Europa, que ao longo de três anos tem vindo a desenvolver este projeto de formação de cuidadores e assistentes pessoais.

Dia 5 de maio de 2023, ocorreu uma conferência em Bruxelas seguida a distância por cerca de uma centena de pessoas de diferentes países onde demos conta da forma como o projeto foi desenvolvido e das suas mais importantes conclusões.

Para além de um curso de formação de cuidadores em 5 línguas, que tanto serve as necessidades dos cuidadores familiares/informais como os profissionais, entre os quais também se encontram os assistentes pessoais, desenvolvemos um perfil profissional internacional que vai ser apresentado aos governos nacionais e à Comissão Europeia com o objetivo de contribuir para o reconhecimento social e legal de uma profissão que não existe formalmente, mas que é cada dia mais importante, embora caracterizada por baixa formação, salários muito baixos, condições de trabalho penosas e falta de reconhecimento profissional, logo sem uma verdadeira carreira.

A Caregivers Portugal, Associação Portuguesa de Cuidadores e a ESSSM estiveram na raíz do projeto e vamos agora trabalhar para colaborar na implementação das ações decorrentes do trabalho realizado.
Estamos disponíveis para apoiar todas as iniciativas que queiram aproveitar o know how adquirido, a experiência conseguida e as orientações de política formativa e de estruturação de uma verdadeira profissão de cuidador.

Também estamos abertos a prestar apoio às atividades de formação e suporte indispensáveis aos cuidadores informais/familiares. Mais informações disponíveis no website, estando todos convidados a se inscreverem na Associação.
”Todos somos cuidadores, todos precisamos de cuidados.”